TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eta E Ira

Trabalho Universitário: Eta E Ira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

ETA

Mais conhecida como ETA (em basca, Euzkadi Ta Azkatasuna), a organização Pátria Basca e Liberdade é um grupo separatista que defende a criação de um Estado basco independente. O País Basco é uma região que abrange uma parte da Navarra, situada no extremo norte da Espanha, e a região que foi nomeada pelo grupo como Euskadi, situada no extremo norte da França.

O grupo foi criado em 1959 por membros do partido nacionalista Basco. O lema do ETA é Bietan jarrai, que quer dizer “seguir nas duas”, em outras palavras, usar de medidas políticas e militares para lutar pela independência da região basca. O ETA também protestava contra a ditadura do general Francisco Franco, da Espanha, que proibia qualquer demonstração de nacionalismo basco.

Inicialmente, a ideia central do ETA era propagar os princípios e a cultura do povo basco como meio de alcançar seus objetivos. Entretanto, durante a ditadura franquista, o grupo foi coagido e impedido de manifestar seus ideais políticos, o que o fez optar pela luta armada. Dessa forma, o ETA passou a ser considerado como um grupo terrorista.

A partir de 1975, com a morte do ditador Franco, as demandas bascas passaram a ser tratadas com um pouco mais de liberdade, e quatro anos depois, a Constituição espanhola declarou a região como uma província autônoma, com parlamento, polícia e governo próprio. Ainda assim, o ETA continuou lançando mão de ofensivas armadas, pois exigiam a total independência do País Basco, com a criação do seu Estado. Então, continuaram a provocar atentados que levaram mais de 800 pessoas à morte durante décadas de confrontos.

Apenas no fim da década de 1990, o ETA teve que admitir um cessar-fogo, sendo forçado por diversos protestos populares contra o terrorismo. Em outubro de 2011, o grupo já enfraquecido anunciou o encerramento definitivo de todas as suas ações militares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com