TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eu Por Eu MesmA

Pesquisas Acadêmicas: Eu Por Eu MesmA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de Aula: 2 - Cultura e Sociedade

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Título

2 - Cultura e Sociedade

Número de Aulas por Semana

1

Número de Semana de Aula

2

Tema

Objeto e método das ciências sociais

Objetivos

Comparar os objetos das ciências naturais e das ciências sociais, bem como seus métodos de investigação científica. Demonstrar o enfoque específico utilizado pelas ciências sociais na análise da sociedade. Investigar as possíveis interpretações e ocorrências na atualidade sobre a diferença entre o campo do saber das ciências da natureza e das ciências sociais.

Estrutura do Conteúdo

I- Ciências naturais e ciências sociais: objeto e método As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Assim, nas Ciências naturais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. Nas ciências naturais alcança-se a objetividade científica, e as descobertas possibilitam o desenvolvimento de novas tecnologias. As ciências sociais estudam fenômenos complexos. Seu objeto de investigação é o homem nas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial, subjetiva. II- Como estudar fenômenos complexos? Ao observar os fenômenos sociais somos levados enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nossa modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e influencia em nossa visão de mundo. Dessa forma, trabalhamos com fenômenos que estão bem perto de nós, temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. “Nasce, daí, um debate inovador, numa relação dialética entre investigador e investigado”. (DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social). Podemos, assim, assimilar um costume diferente do nosso, ou até mesmo, perceber o melhor nossas tradições quando estamos em contato com outras culturas. Neste âmbito, percebemos que podemos adotar costumes de outros povos, aprender seus credos, modificar nossas leis. Por isso, “cada sociedade humana conhecida é um espelho onde nossa própria existência se reflete”. (DA MATTA, op. cit.) Bibliografia básica: COSTA, Cristina. Sociologia: uma introdução à ciência da sociedade (3ª ed.). São Paulo, Moderna, 2005. Sugestão de leitura complementar: ARRUDA ARANHA, Maria Lúcia de. & PIRES, Maria Helena. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo, Cortez, 2001. (Capítulos 1 e 2). DA MATTA, Roberto. Relativizando: Uma introdução à antropologia social. R.J. Rocco. 1993 p.p 17 a 27.

Aplicação Prática Teórica

Questão discursiva: Leia a letra da música “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito e responda as questões propostas: Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída Para qualquer parte... A gente não quer só comida A gente quer bebida Diversão, balé A gente não quer só comida A gente quer a vida Como a vida quer... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comer A gente quer comer E quer fazer amor A gente não quer só comer A gente quer prazer Prá aliviar a dor... A gente não quer Só dinheiro A gente quer dinheiro E felicidade A gente não quer Só dinheiro A gente quer inteiro E não pela metade... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... Diversão, balé Como a vida quer Desejo, necessidade, vontade Necessidade, desejo, eh! Necessidade, vontade, eh! Necessidade... 1- A letra da música fala de comida como forma de alimento, mas também de outro tipo de comida que sacia a “fome da alma”. Trata-se mesmo tipo de comida? 2- A partir desta visão faça um quadro comparativo que mostre a diferença entre ciências sociais e ciências naturais. Questão de múltipla escolha: 1. Considere as afirmativas a seguir: I – A matéria prima da “Ciência Natural” não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa. II – O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência. III – Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados iguais. IV – As ciências sociais lidam com realidades e “verdades” dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. São corretas as seguintes afirmativas: A) I e I B) II e IV C) III e IV D) I e III E) II e IV

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »