TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UPPs Deveriam Funcionar Da Mesma Maneira Para Todas As Comunidades

Trabalho Escolar: UPPs Deveriam Funcionar Da Mesma Maneira Para Todas As Comunidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Respondendo a pergunta, nunca. Vamos a alguns fatos:

O morro Santa Marta, tem toda essa visão positiva, por ter sido a primeira UPP. Inaugurada em 2008 e por estar localizado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, área nobre com uma vista espetacular da cidade... Um ponto turístico (com seu teleférico e sua famosa laje, apadrinhada pelo cantor Michael Jacson), Chamada de tempo de permanência.

Algumas pessoas são contra as UPPs, por causa das represarias, por estarem acostumadas a viver do auxilio do trafico (vendendo utensílios no baile funk, venda de objetos piratas, vendendo produtos de roubo de carga...), um trocado que ajudava no orçamento... Denominamos assim: “Comunidade que vive do tráfico”.

Não se comenta, mas a comunidade do Caju (Zona Portuária) abraçou a ida da UPP, as pessoas que la moram quase todos trabalham no Porto ou para o Porto, e quando chegou, colaboraram com informações que auxiliaram na desmembração do trafico naquele local. Hoje, é um dos locais, mas seguros da cidade, proporcionando também á segurança na via expressa Linha Vermelha.

Não dá pra comparar favela (ou comunidade) por favela, cada uma tem as suas características populares, algumas com comportamentos impostos pelas facções... Suas culturas populares. Só o tempo fará a interação do Estado com as Comunidades. Chamamos assim de: Ganho de Confiança! Pois não adianta impor, a vontade do Estado... Cada Comunidade tem a sua própria característica.

As UPPs chegaram para devolver ao Estado o território que havia perdido para o tráfico e com elas vieram os projetos sociais, gerando mudança na comunidade (algumas vezes receio. “_ E quando mudar o governo?”). Hoje em dia consideramos um suicídio um novo governo ter o interesse de acabar com as UPPs, virou Plano de Governo. É obvio que o trafico persiste, mas logo perde força ou você acha que um traficante ficara em uma área com esta operação para ser preso?! O mesmo foge para uma comunidade de mesma facção pedir ajuda, limitando-se a não ser, mas o chefe, ou então procura um novo lugar e se instala como vem ocorrendo nas Regiões dos Lagos e Baixada.

O Estado está criando o “Estatuto das UPPs”, este esta sendo elaborado no CPP (Coordenadoria Policia Pacificadora). As UPPs estão para: Coordenar, Fiscalizar e Padronizar, assim como reduzir o trafico. As mesmas são referencia no exterior. Hoje existe um convenio do Estado com o Panamá. O estado do Rio de Janeiro, sede ao Panamá os nossos policiais para treinar os que estarão nas operações de Curundu e Churrilho (comunidades da Cidade).

O aumento das queixas nas delegacias dos bairros próximos das comunidades com esta operação (violência feminina, estupro, roubos...), deve-se, tão somente, pois antes eram resolvidos pelas mãos dos traficantes. A comunidade não podia chamar a policia, pois eles La em cima dificultariam na venda das drogas. Atrapalhando assim o tráfico.

Outra, as UPPs, nada tem haver com as Olimpíadas, elas foram fundadas em 2008 e o Brasil foi escolhido como Sede em 2009. Elas oferecem aos bairros próximos: SEGURANÇA, VALORIZAÇÃO DO IMOVEL, PROJETOS SOCIAIS, DENTRE OUTRAS.

O 6º Batalhão (localizado na Tijuca), consta como projeto a ser adaptado para virar modelo UPP ( o maior nº de UPPs esta na Tijuca). O Estado tem interesse de torna-lo Policia Proximidade, aonde o policial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com