TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eucalipto / MMC/ FEPAM

Monografias: Eucalipto / MMC/ FEPAM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 4

1) O eucalipto é uma arvore ideal para ser matéria prima de diversos papeis. Estes papéis são produzidos a partir da pasta de celulose que é extraída do eucalipto, que alem de ser matéria prima para o papel também é usada na fabricação de carvão vegetal e madeira.

2) O cultivo dessa monocultura gera grandes controvérsias, aqui esta a opinião de quem defende a idéia.

PROS Opinião Aracruz: A aracruz afirma que quando o eucalipto é cultivado de maneira correta recebendo reforços de cálcio, reposição de nitrogênio, potano, fósforo, boco e zinco, se seus galhos são cortados, fazendo com que as folhas cortadas voltem à natureza em forma de adubo o eucalipto não prejudica o solo.

Eles também dizem que o eucalipto evita o corte e abate de espécies nativas, para tais fins pelo que seriam uma opção adequada a terras degradas, promovendo assim a economia onde estão cultivadas.

CONTRAS Opinião MST: Para o MST o eucalipto além de prejudicar a natureza ele esta sendo o grande vilão para a Reforma Agrária, porque a ação do capital internacional esta se apropriando de muitas terras, a fim de produzir celulose e envia-las aos paises estrangeiros; com isso esta tendo grande concentração de terras em mãos de poucas pessoas o que impede a correta distribuição das terras.

3) As empresas envolvidas são: ARACRUZ, STORA ENZO E VOTORANTIM.

Entre essas empresas temos a Aracruz que é brasileira mais com ações de empresas de fora do Brasil, a Votorantin que é uma empresa brasileira que abrange vários ramos e entre eles estão à extração de celulose e a fabricação de papeis e a Stora Enzo que é uma empresa sueco-filandesa.

Ambas empresas tem como interesses a produção de eucalipto para extrair a celulose e fabricar o papel, são criticadas por plantarem em imensos territórios que pro vezes são de posse de índios, quilombolas, por poluírem águas e também por estarem colaborando com o êxodo rural.

5) MMC - Movimento de Mulheres Camponesas. Este é um movimento social que integra as mulheres que vivem nas zonas rurais e mulheres sem terras. Ele busca a luta das mulheres pela igualdade de direitos e pelo fim de qualquer forma de violência praticada contra a mulher, são contra o sistema neoliberal e querem a implantação de um sistema socialista, contra produtos transgênicos, pagamentos da divida externa, contra a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) e a venda de terras para capitais estrangeiros. São a favor da conservação e preservação da biodiversidade e aos produtos naturais

O fato que as deixou conhecida foi à invasão que fizeram a um laboratório e um viveiro florestal da Aracruz Celulose em Barra do Ribeiro, na ocasião elas destruíram todo o material genético estudado há 20 anos para melhorar a produtividade das plantações de eucalipto, também destruíram cerca de quatro milhões de mudas.

Os argumentos que o movimento utilizou para explicar o ato foi que a Aracruz prejudica a natureza, e uma das formas é: com a utilização de um veneno cancerígeno chamado Tordon que alem de prejudicar a saúde humana também destrói a natureza, acabando com rios, mata os rebanhos e os peixes, etc.

Outro fato é que a Aracruz nos 40 anos que se estabeleceu na região de Apê do Norte (norte do Espírito Santo) vêm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com