TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração de minerais no Brasil

Tese: Extração de minerais no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Tese  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

O Extrativismo Mineral no Brasil é importante elemento na balança comercial do país.

O mineral é definido como uma massa formada geralmente por processos inorgânicos e de composição química encontrada de forma natural na superfície da Terra e quase sempre sólida.

Classificação dos recursos minerais brasileiros segundo sua disponibilidade;

Abundantes(são os minerais cujas reservas conhecidas permitem e exportação dos mesmos por um prazo mais ou menos longo, não colocando em risco o abastecimento nacional.): ferro, manganês alumínio estrôncio e sal.

Suficiente(são os minerais cujas reservas conhecidas podem suprir as necessidades do país por um prazo relativamente longo.): chumbo e cobre

Carentes( são os minerais que ocorrem em quantidades insuficientes para o consumo do país, tornando-se necessária a importação dos mesmos): carvão

Principais Minérios brasileiro:

Ferro: O Brasil possui a segunda maior reserva do mundo.

Com o alto teor de ferro contido nesses minérios, o Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de ferro do mundo.

Os principais minérios do ferro são: Magnetita, Hematita, Limonita, Siderita.

As principais jazidas de ferro brasileiras são:

Quadrilátero de Ferro que fica em Minas Gerais, é a principal área produtora de minério de ferro do Brasil, responsável por aproximadamente 75% da produção nacional.

Serra dos Carajás que fica no Pará é considerada uma das maiores jazidas de ferro do mundo.

Morro do Urucum que fica no Mato Grosso do Sul: Nessa área tem algumas coisas que “atrapalha” no aproveitamento dos recursos dessa área, como a grande distância dos maiores mercados de consumo, e a baixa qualidade do minério. Por isso, a produção desses minérios ainda é muito pequena, e é especialmente destinada para a Argentina e Paraguai.

Manganês: O Brasil possui a sexta maior reserva do mundo de manganês, sendo aproximadamente 53 toneladas.

As jazidas de manganês mais importantes estão localizadas na:

Serra dos Carajás (PA) e no Quadrilátero do Ferro (MG), no Maciço do Urucum(MS) e também no Amapa na Serra no Navio( onde essa jazida esta praticamente esgotada).Cerca de 95% do manganês é aproveitado na indústria, e seus principais consumidores, são: os EUA, França, Alemanha, Japão, não possuem reservas.

Alumínio: O Brasil ocupa a 3ª posição em reserva de alumínio, que tem a bauxita como o principal minério. As reservas mundiais de bauxita chegam a 28 toneladas, e o Brasil possui 13,5% deste total. Os depósitos estão localizados aos redores da região Amazônica, Amapá, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Cobre: É um dos metais mais consumidos mundialmente, ultrapassado apenas pelo ferro e pelo alumínio. O Brasil possui apenas 1,9% das reserva mundiais e uma produção que chega a cerca de 0,4% da produção mundial.As jazidas brasileiras de minério de cobre mais importantes são: Camaquã (RS), Caraíba (BA), Carajás (PA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com