TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Ensaios: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – OSASCO.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Osasco

2013

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ESTUDO DO MEIO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

OSASCO

2013

Projeto: “Conhecendo as linguagens do Brasil”

Introdução

Essa sequencia didática visa enfatizar a importância da origem da língua portuguesa. Com essa seqüência didática, vamos incentivar aos alunos a buscarem, e conhecer como nossa língua pode ser diferente, dependendo de cada região. Também os alunos poderão observar as variações lingüísticas. Além de desenvolverem habilidades de raciocínio, conscientização e a criatividade.

Objetivos

- Observar variação linguística.

- Trabalhar com regiões, localidades e mapas.

- Identificar diferentes culturas.

- Registrar, perceber evolução da língua oral e língua escrita.

Conteúdos

- Geografia e História.

- Observação da história, registro e análise.

- Imagem do museu de língua portuguesa, leitura do mural da linha do tempo.

Anos

5º 6º

Tempo estimado

6 aulas.

Material necessário

Caderno e lápis tesouro para anotação individual, máquinas fotográfica para registra as imagens, cartolinas, recortes de jornais e revistas para apresentação.

Desenvolvimento.

1ª Etapa

Apresente para os alunos as diferentes linguagens, escritas, culturas e regionais. Escolhermos levar os alunos ao museu de língua portuguesa para que observem as diferenças entre uma cultura e outra, como uma mesma fruta ou verdura pode ter nome com variação, dependendo da região. Falando a evolução da escrita como surgiu, mostrar na linha do tempo que existe as viações e a diferentes língua escrita no museu, convidar os alunos a refletir sobre a influencia dos imigrantes em nossa cultura e no vocabulário.

2ª Etapa Com base no que viram agora tirem as possíveis duvidas, peça que organizem suas anotações fotos individuais. Organizar a sala em 5 grupos, cada grupo deverá representar uma região, trazendo uma fala regional, pode ser de 1 ou mais estados da região designada. Poderá também dar exemplos de gírias usadas em determinadas regiões e seus significados, a evolução da linguagem e escrita como era usada o vocabulário (vosmeces), nos dias atuais você (“vc”,) brincar com o tempo.

3ª Etapa

Distribua para os grupos alguns textos que tragam informações das regiões (jornais, revistas, livros...) onde cada grupo identifique características regionais, também tragam exemplo de influencia de outro país em nosso vocabulário que são usadas atualmente (OK= tudo bem ou entendi, feedbek= um retorno ou uma resposta, dentre outras). Peça que se atenham aos fatos históricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com