TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos-Metodologia língua Portuguesa

Artigos Científicos: Fundamentos-Metodologia língua Portuguesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  2.286 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS 2014 1ª ETAPA PASSO 1º

Fundamentos-Metodologia língua Portuguesa1ª Passo 1:Individual

1)Ler no livro-texto da disciplina Aquisição de Linguagem.Após a leitura, pesquisar em outras fontes bibiográficas de sua preferência sobre as principais diferencia entre a fala e a escrita.

Não escrevemos e lemos sempre do mesmo jeito. Estamos inseridos em um meio social que sofre alterações externas e internas. Depende muito do momento e do lugar que estamos, qual atividade que realizamos, conforme o texto ¨ A leitura escrita e oralidade como Artefatos Culturais ¨: A escrita também não é uma modalidade fixa, não é sempre formal, sofisticada, planejada, assim como a fala não é, em todas as situações de comunicação, informal/ coloquial e sem planejamento.( Kleiman, 1995). Em situações como palestras, conferências, e outras, precisamos planejar nosso discurso com mais detalhes e usamos uma linguagem mais formal, já em uma conversa com amigos a linguagem é informal, descontraída. Sem falar, com o modo de falar de cada região, grupo social.etc..

Levando em conta que vivemos em uma sociedade com muita desigualdade social, nossos alunos chegam até nós com uma bagagem muito grande de suas vivências e experiências diferenciada e devemos levar em conta tudo isso.

o aluno vem letrado em vários aspectos, pois reconhece gravuras, marcas de alimentos e bebida, lojas e brinquedos, símbolos, letras e muitas vezes não escreve e não lê.

Outra diferença entre a fala e a escrita é que quando falamos, podemos expressar nossos sentimentos através de gestos faciais e corporais e ao mesmo tempo retomar nossa fala no momento em que somos mal interpretados ou compreendidos, podendo assim nos fazer entender e corrigir o equivoco na hora. Já na escrita a pessoa que lê faz sua interpretação que as vezes pode estar correta ou não, por isso quando escrevemos temos que ter o cuidado ¨ do que ¨ e ¨ como ¨ escrever, nos colocando no lugar da pessoa que irá ler.

SITE: HTTP://Cantinhodealvorada.blogspot.com.br/

2º Passo: Produzir um quadro com as principais diferencias entre a linguagem verbal e a escrita:

FALA ESCRITA

Interação face a face Interação à distancia

Planejamento simultâneo Planejamento anterior à produção

Criação coletiva administrada passo à passo Criação individual

Impossibilidade de pagamento Possibilidade de revisão

Sem condições de consulta a outros textos Livre consulta

A reformulação pode ser promovida tanto pelo falante como pelo interlocutor A reformulação é promovida apenas pelo escritor

Acesso imediato às reações do interlocutor Sem possibilidade de acesso imediato

O falante pode processar o texto, redirecionando-o a partir das relações com o interlocutor O escritor pode processar o texto a partir das possíveis reações do leitor

O texto mostra todo o seu processo de criação O texto tende a esconder o seu processo de criação, mostrando apenas o resultado

Site: http:// www.algosobre.com.br/redação/as-diferenças-entre-fala-e-escrita.htm/

3° PASSO: Elaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com