TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do arquivo: a geologia e os problemas ambientais

Resenha: Fichamento do arquivo: a geologia e os problemas ambientais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Resenha  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 6

FATECI- FACULDADE DE TECNOLOGIA INTENSIVA

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

DISCIPLINA: GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE 1° SEMESTRE

PROFESSOR: TURNO: NOITE

ALUNO: MÁRCIO CLEISON PEREIRA MONTEIRO

FICHAMENTO DO ARQUIVO: A GEOLOGIA E OS PROBLEMAS AMBIENTAIS

HÉLIO MONTEIRO PENHA

“A constatação do mobilismo continental, da interligação entre as partes internas e externas do Globo e dos processos catastróficos de evolução biológica, nos apresenta a Terra como uma entidade viva, em continua mutação e cuja "fisiologia", só pode ser compreendida se estudada no seu todo, isto é, holisticamente”. (P31 §2).

O autor através desse trecho quis explanar que para se dar o merecido valor ao planeta o mesmo precisa ser respeitado , preservado e estudado para se aprofundar nas medidas de melhoria do mesmo.

“Com esse panorama, a geologia tradicional eternizada pelo estudo e classificação das rochas, dos perfis geológico estruturais, da confecção de mapas representativos das litologias presentes em determinada área, seus relacionamentos e idades, e dos quadros cronoestratigráficos, dá lugar a uma geologia menos estática”. (P31§4).

O autor quis explicar nesse trecho que através de todos os mecanismos de analise e com a ação do homem pode-se agir na pratica para um bom desempenho do planeta.

“Assim, a razão de estudo dos geólogos não é o granito ou o gnaisse, O fóssil ou o mineral, a jazida ou a cordilheira alpina, mais sim a Terra, seu funcionamento e sua história”.(P31§4).

O autor quis explicar nesse trecho que os geólogos não estão apenas empenhados nos seus achados, mas com isso podem analisar o passado para agir no presente e no futuro.

“Por outro lado a humanidade cresceu e as necessidades e problemas advindos desse crescimento, em muitos aspectos requisitam o auxilio das geociências para resolvê-los, particularmente naqueles relacionados ao denominado meio-ambiente, já que há um aumento cada vez maior da população humana que gera consequentemente, uma pressão Igualmente maior sobre a Terra e seus recursos”.(P32§5).

O autor quis mostrar nesse trecho que o aumento populacional tem consequências eminentes não planeta e que os geólogos tem papel importante para traçar medidas a minimizar os impactos ambientais.

“Como a humanidade está Interferindo na dinâmica terrestre e como ela está respondendo a essas intervenções”? (P32§6).

O autor quis deixar nesse trecho uma pergunta, mas já esclarece que a humanidade esta causando intervenções em toda a dinâmica terrestre com atitudes desfreadas.

“Apresentam-se para meio ambiente, definições acadêmicas e legais, algumas de escopo limitado, abrangendo apenas os componentes naturais, outras refletindo concepção mais recente, que considera o melo ambiente, um sistema no qual interagem fatores de ordem física, biológica e sócio-económica" (FEEMA, 1990). Por outro lado, meio ambiente é uma forma para se designar a Biosfera, um conceito introduzido pelo geoquímica russo Vlademir Vernadsky no início do século, que representa um sistema complexo onde atua a vida em Nosso planeta, recentemente ampliado em seus componentes e denominado ecosfera”.(P32§8).

O autor quis explicar nesse trecho que o meio ambiente não é único e exclusivo a natureza, mais sim a todos os seres vivos no planeta.

“Para fins operativos, pode-se considerar no sistema abiótico (terra, água e ar) o 'meio Ambiente geológico', envolvendo os sistemas Terra e Aguas Continentais e campos fronteiriços com outros sistemas, como a Terra-Vida, que se articula através do solo, do relevo etc. (Ayala Carcedo, 1988)”.(P32§11).

O autor quis esclarecer nesse trecho que o meio ambiente esta relacionado com a geografia e todos os seus componentes.

"O presente é a chave da interpretação do passado", deve ser reformulado como: "O passado e o presente são as chaves da predição do futuro".(P33§12).

O autor quis explanar através desse trecho que através dos dados do passado com o presente podemos mudar o futuro.

Ao se deparar com os problemas ambientais, é fundamental uma visão integrada e multidisciplinar para resolvê-los, tanto de ordem cientifica como técnica, já que as soluções podem ser estruturais (Obras, Tecnologias, etc.) ou não-estruturais (Educação Ambiental). (P33§14).

O autor quis explicar nesse trecho que os problemas ambientais precisa ser vistos de uma forma cientifica e técnica e que as soluções desse problemas devem ser interligadas desde as ações técnicas ate as educacionais.

“Para Flaw et ai. (1970), "a Geologia Ambiental se ocupa de todo o espectro de usos da superfície terrestre por parte do homem, tanto em zonas urbanas como em regiões naturais e primitivas; inclui a localização e exploração dos recursos naturais, da eliminação de resíduos, do efeito de movimentos superficiais de massa e de movimentos tectónicos sobre as estruturas, e os efeitos das pequenas variações na composição dos materiais terrestres sobre a saúde, etc”.(P34§17).

O autor quis explicar nesse trecho que as atitudes do homem no meio ambiente não causa problemas somente na sua região, mais em todo o planeta.

“É através do trabalho de síntese desses profissionais que se obtém a visão do todo, tão necessária na abordagem ambiental, cuja requisição dos geocientistas será cada vez maior no caminhar da humanidade. É o presente (especialistas) retornando ao passado (naturalistas) para diagnosticar o futuro”.(P34§19).

O autor quis explanar nesse trecho que para melhorar o meio ambiente deve-se analisar o passado para obter o objetivo desejado no futuro.

“Nesse panorama, a Geologia Ambiental enfatiza a articulação de muitos campos distintos para um objetivo comum: “Se obter o máximo beneficio do sistema natural com o mínimo distúrbio no ecossistema Terra-Água”.(P34§20).

O autor quis mostrar nesse trecho que a geologia ambiental e de extrema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com