TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes De Energia

Dissertações: Fontes De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  5.243 Palavras (21 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 21

Petróleo

Fontes de energia

Trata-se de uma combinação complexa, na maioria das vezes de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. É um recurso natural abundante, porém sua prospecção envolve elevados custos e complexidade de estudos.

Renovável ou não ?

Fontes não renováveis são as fontes de energia que dependem de processos em escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornarem disponíveis, ou seja, o petróleo não é uma fonte de energia renovável.

Obtenção

Combustível fóssil, formado a partir da decomposição de matéria orgânica (plantas marinhas), o petróleo é acumulado durante milhões de anos, para depois ser consumido pelo homem intensivamente. O petróleo encontra-se entre uma camada de água salgada e outra de gases, os quais o submetem a forte pressão. A perfuração de poços na terra é feita a partir de uma estrutura metálica de mais de 40 m de altura (a torre) e de equipamentos especiais. A torre sustenta um tubo vertical, a coluna de perfuração, em cuja extremidade é colocada uma broca. Através de movimentos pela coluna de perfuração, as rochas são perfuradas.

No mar, as atividades seguem em etapas praticamente idênticas às da terra. As perfurações marítimas podem ser executadas através de plataformas fixas ou plataformas flutuantes e de navios-sondas. Em algumas partes do mundo, já foram feitas perfurações em lâminas da água superiores a 2.000 m e há projetos para dobrar esta marca. No litoral brasileiro, já houve perfuração em águas de aproximadamente 1.845 m de profundidade.

Usos

O petróleo atualmente é a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros, gás natural, GLP, nafta, querosene, combustível de aviação, lubrificantes, plásticos e até mesmo medicamentos.

Vantagens

Alta Densidade de Energia - O petróleo tem uma das mais altas densidades de energia, o que significa que uma pequena quantidade do óleo pode produzir uma grande quantidade de energia. Isto o torna muito útil e a escolha preferida para uso como combustível em automóveis.

Fácil disponibilidade, Infra-estrutura de Transportes e Uso - O petróleo é amplamente distribuído em quase todas as partes do mundo. Também existe uma infra-estrutura para o transporte para outros lugares através de navios, oleodutos e navios petroleiros. Isto significa que o óleo está disponível em todo o mundo.

Crucial para uma ampla variedade de indústrias - além do transporte, o petróleo é um componente crítico em uma ampla variedade de outras indústrias. É difícil pensar em uma commodity que tem um enorme papel jogar fora toda a sua ampla variedade de produtos para uso no dia a dia, como plástico, vaselina, tecidos sintéticos e medicamentos apenas porque o petróleo não será mais usado.

Fácil de refinar - O petróleo não é muito difícil de refinar. O óleo está sendo extraído ao largo das costas nos mares e também areias betuminosas. O refino também é bastante antigo e amadurece em técnicas, podendo gerar mais produtos em pouco tempo.

Constante fonte de alimentação e confiabilidade - ao contrário da energia solar e eólica, o óleo pode produzir energia alta e altamente confiável. Motores de óleo são uma tecnologia madura e altamente confiável para trabalhar.

Desvantagens

Emissões de Gases de Efeito Estufa - Uma das maiores desvantagens de óleo é que ele libera dióxido de carbono, unido ao produto ao longo dos milhões de anos em sua formação por estar presente nos cadáveres de plantas e animais. Isso transfere o carbono da Terra ao Meio Ambiente, levando ao efeito do aquecimento global. Tratados globais falharam em colocar este assunto em pauta, embora cada país tente diminuir a poluição de alguma forma.

Poluição da Água e da Terra - Os derramamentos de óleo tem causado números incríveis de poluição maciça na água, pois enormes superpetroleiros do petróleo levam óleo e acidentes são comuns. Isso leva à morte de milhares de animais e peixes a cada ano, ao lado devastadores acidentes com o ecossistema do local em que o derramamento acontece. O derramamento de óleo BP causou bilhões de dólares em prejuízos e até hoje pequenos derramamentos de óleo continuam acontecendo.

Emissão de substâncias nocivas, como dióxido de enxofre, monóxido de carbono, Chuva Ácida - O petróleo emite substâncias nocivas às plantas e diversas formas de vida na terra, como dióxido de enxofre, que causa riscos à saúde entre a população circundante e a conhecida e terrível Chuva Ácida. O uso de equipamento moderno reduziu a emissão dessas substâncias nocivas, mas ainda é muito prejudicial para os seres humanos.

Conduz à produção de materiais muito perigosos e tóxicos durante a refinação. O plástico é uma das substâncias mais nocivas -. O petróleo existe graças à mistura de hidrocarbonetos com vestígios de enxofre e de outros compostos de refinação de petróleo, levando à produção de gases nocivos e sólidos como o monóxido de carbono e plástico.

Maiores produtores

1º Rússia - 10,1 milhões de barris diários.

2º Arábia Saudita - 9,7 milhões de barris diários.

3º Estados Unidos da América - 9 milhões de barris diários.

4º Irã - 4,1 milhões de barris diários.

5º China - 3,9 milhões de barris diários.

6º Canadá - 3,2 milhões de barris diários.

7º México - 3 milhões de barris diários.

8º Emirados Árabes - 2,8 milhões de barris diários.

9º Brasil - 2,51 milhões de barris diários.

10º Kuwait - 2,5 milhões de barris diários.

11º Iraque - 2,31 milhões de barris diários.

12º Venezuela - 2,4 milhões de barris diários.

13º

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com