TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fragmentos Rochosos em Movimento

Por:   •  6/7/2018  •  Resenha  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

Fragmentos Rochosos em Movimento

Quando forças atuam sobre partículas rochosas soltas na superfície da terra, as partículas se movem. A sempre presente força de gravidade adiciona um componente descendente aos movimentos produzidos por outras forças.

Logo, quando partículas rochosas se movem, o movimento preferencial é descendente.

Rochas maciças são suficientemente fortes para resistirem à maioria das forças superficiais que sobre elas atuam. Montanhas não desmoronam ou deslizam sobre seu próprio peso. Só depois que a rocha reagiu com água e atmosfera ou quando foi partida por esforços mecânicos, fragmentos poderão ser mobilizados. Então, intemperismo é um pré-requisito necessário para o movimento de fragmentos rochosos encosta abaixo.

  • Movimentos do Regolito

O termo coletivo para todos os movimentos gravitacionais ou de encosta abaixo de fragmentos rochosos alterados é movimento do regolito.

  • Rastejamento

O movimento do regolito mais lento é denominado rastejamento.

O rastejamento de solo ou de rocha não desgasta rochas em profundidade e não é capaz de causar abrasão em superfície soterrada.

Gramíneas podem ser aptas a manter cobertura vegetal em área de rastejamento de solo, pois o movimento encosta abaixo é mantido em centímetros por ano ou ainda menos.

O rastejamento do solo é ainda auxiliado pela sua expansão e contração, seja por congelamento e degelo, seja por umidade e seca. Expansão volumétrica, por qualquer causa, desloca partículas no sentido da face livre da massa em expansão, ou perpendicularmente à superfície do terreno.

Em oposição, contudo, a partícula não é empurrada para sua posição anterior, mas acomoda-se com a componente gravitacional.

  • Solifluxão, Fluxo de Terra e Fluxo de Lama

Se o solo ou regolito está saturado de água, a massa encharcada poderá mover-se encosta abaixo, alguns centímetros ou poucos decímetros por hora ou por dia.

A solifluxão não é um processo restrito ao solo congelado. É uma forma de movimento do regolito, comum a qualquer zona onde a água não pode escapar de uma camada saturada de regolito.

Fluxos de Terra ou fluxos de lama são feições de movimentos do regolito muito similares à solifluxão. São mais rápidas e muitas vezes fluem ao longo de vales, enquanto lençóis ou lobos de solifluxão cobrem encostas.

Fluxos de terra são comuns ao longo do vale do rio Lourenço, no Canadá, onde uma camada de argila está soterrada por areia.

Desde que as tênues ligações entre as partículas argilosas e a água sejam quebradas a massa se liquefaz espontaneamente.

Fluxos de terra e de lama contêm água suficiente para se moverem em fluxo turbulento e sabe-se que são capazes de erodir canais à medida que fluem. Se mais água é envolvida, o movimento é considerado como de transporte por fluxo de água, em lugar de movimento do regolito.

  • Avalancha

A variedade mais rápida do fluxo de massa é a avalancha. Quanto à composição, a avalancha poderá compreender tanto as inteiramente constituídas de gelo e neve até as predominantemente constituídas de fragmentos rochosos. A avalancha, usualmente, começa com uma queda livre de uma massa rochosa ou de gelo que é pulverizada no impacto e corre a grande velocidade, em vista de fluidez adquirida pela pressão do ar aquecido e água retida dentro da massa.

  • Desmoronamentos, Deslizes e Queda

Um regolito ou massa rochosa poderá libertar-se de sua camada e mover-se encosta abaixo, como uma unidade, deslizando-se sobre o substrato, ao longo de uma superfície definida. A forma menos dramática de movimento do regolito é o desmoronamento rotacional, que ocorre quando parte de uma encosta, normalmente constituída de material inconsolidado ou intemperizado, desloca-se de tal modo, que seu topo desce e sua base projeta-se para fora de encosta.

Desmoronamentos poderão ser causados por rios ou ondas cortando a base de uma encosta. São comumente, também, resultados de projetos de engenharia falhos, cortando aterros.

Deslizes de detritos, deslizes de rochas e queda de rochas são formas mais dramáticas de deslocamento do regolito. Grandes massas de rochas não intemperizadas poderão deslizar ao longo da encosta, paralelamente a diaclases ou superfícies de acabamento.

As causas desses desmoronamentos são sempre as mesmas: encostas com declividades abruptas, espesso manto de intemperismo motivado pelo clima tropical úmido e construções no sopé dos morros, com estopim, é a chuva intensa e prolongada que satura o regolito, tornando-o facilmente mobilizável; inicia-se, então, o desmoronamento de diversos morros quase simultaneamente.

  • Deslocamento de Regolito e Paisagens

Uma escarpa rochosa geralmente exibe na base uma rampa ocupada por rochas fragmentadas ou tálus. A palavra se refere ao declive ou a forma de terreno. Os detritos de constituem o tálus são chamados de rochas deslize. À medida que os blocos rochosos caem da escarpa sobre o topo do tálus, eles deslizam ou rolam encosta abaixo até atingir posição de equilíbrio. Grandes blocos podem rolar até a base do tálus ou podem se fragmentar e se espalhar sobre a encosta. O lençol inteiro de rochas de deslize rasteja, gradualmente, para baixo, à media que o material da base se torna mais facilmente transportável pela intemperização ou é erodido por correntes aquosas.

Um tálus é uma encosta de transporte, adquirindo o ângulo próprio para manter a continuidade do movimento, encosta abaixo. Se um tálus torna-se excessivamente abrupto pela queda de rochas da escarpa, a componente da gravidade que atua paralelamente à encosta aumenta, e o rastejamento ou deslize aceleram-se até que seja restaurado o declive estável. Se a base do tálus é removida por erosão do curso d’água, as rochas de deslize se deslocam para baixo, expondo superfícies maior da face da escarpa, aumentando a queda de detritos para alimentar o tálus. Quando a escarpa regride a ponto de proporcionar a cobertura de seu topo pelo tálus, cessa o suprimento de rochas de deslizes e o tálus cobre-se de solo e vegetação e perde identidade.

Sem dúvida, rastejamento é o processo dominante de escorregamento, porém evidencia-se de maneira sutil, passando frequentemente despercebido. Toda calçada inclinada, pavimento e bancos desmoronados evidenciam que rastejamentos estão em progresso.

  • Desenvolvimentos e conservação de encostas

A maioria das paisagens consiste de superfícies inclinadas, curvas modeladas, em grande parte, por escorregamentos.

Um pouco de água e o rastejamento de solo se transforma em fluxo de terra; adicione-se um pouco mais de agua e o fluxo de terra; adicione-se um pouco mais de água e o fluxo de terra se transforma em torrente de lama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com