TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação

Tese: Fundamentos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE

• Compreender as propostas pedagógicas do mundo antigo, especialmente a educação grega.

• Estabelecer uma relação entre a educação espartana, o ideal homérico e a defesa do Estado.

Desenvolvendo a atividade

Estudando as propostas pedagógicas da educação grega, em especial a educação espartana, o ideal homérico e a defesa do Estado, podemos analisar uma cultura educacional da força bruta, do incentivo ao desenvolvimento do corpo físico, da disputa e aprendizado através da obediência.

Percebemos uma forte relação entre elas, pois é possível comparar as formas como se educavam as crianças para receberem conteúdos de guerra desde a infância.

Como pudemos estudar a educação espartana defendia a conduta de oferecer já as suas crianças treinamento de guerra, formando fortes soldados, contribuindo para a defesa de seu a país.

Não distante, mas bastante curiosa, era a educação homérica onde acreditavam nos deuses e os tinham como seres imortais. A feição dos deuses era semelhante a de homens, e por tal semelhança. os homens acreditavam que poderiam tornar-se deuses, se desenvolvessem suas habilidades de luta e capacidades físicas.

Em ambas situações, Esparta ou Homérica, a idéia de triunfo em batalha era tão explícita que os guerreiros preferiam chegar a morte do que viver sem a glória da vitória em uma batalha.

O papel do Estado, era do incentivo em favor próprio, ou seja, o Estado formava seus soldados para darem a vida na defesa da sua pátria, o que fortalecia o desejo de ser o melhor na atividade exercida.

Essas educações, em partes, não contribuíam para o crescimento pessoal na questão do pensar, do ser pensante. Quanto aos cuidados físicos, acredito que tais educações até contribuíam para o fortalecimento dos músculos e saúde do corpo, mas não permitia que o indivíduo questionasse ou colocasse em dúvida o conteúdo oferecido.

Bibliografia

Caderno de Referencia de Conteúdo unidades I e II, curso de Licenciatura em Geografia, Claretiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com