TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA

Dissertações: GEOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

Com as novas ideias propostas por esses geógrafos surgiu a Geografia Crítica que opôs-se à Tradicional e à Pragmática. A Geografia Crítica utilizava-se das análises marxistas, explicando a organização do espaço a partir dos modos de produção.

Os geógrafos críticos buscavam um espaço que fosse organizado em função dos interesses dos homens e não mais em função do modo de produção capitalista.

A Geografia Crítica hoje é uma frente onde convivem inúmeras propostas e onde existe grande diversidade metodológica. Em sua concepção, é necessário que o aluno pense o espaço de forma crítica e compreenda a serviço de quem o espaço é organizado.

Se o espaço é desigual é porque a sociedade que o produz também é. Essa sociedade não é homogênea e sim formada por pessoas de classes sociais diferentes. Então, cada fragmento dessa sociedade tem uma maneira de atuar na natureza segudo as condições que detém. A natureza, quando modificada, se recompõe, mas não em sua forma primária. Com isso se dá o aparecimento de uma segunda natureza.

A Geografia Crítica se opõe à distribuição do espaço segundo os interesses dominantes e prega uma Geografia a serviço do bem comum. Afirma que o Estado2 tem o poder, devido à visão ampla que tem do espaço, enquanto o cidadão tem visão fragmentada do mesmo espaço. Então o cidadão deve conhecer o espaço para poder lutar por seus interesses.

Preocupação com a questão social dentro da organização espacial. Privilegia as interações sócio-espaciais;

Usa o conhecimento científico como um instrumento de libertação, de combate às injustiças sociais, às desigualdades sócio-econômicas presentes numa organização espacial.

A proposta mais ampla e bem acabada da Geografia Crítica é a proposta do geógrafo brasileiro Milton Santos, segundo o qual o espaço é a “morada do homem”. Santos argumenta que é necessário discutir o espaço social, e ver a produção do espaço como objeto. Segundo ele, toda atividade produtiva do homem implica numa ação sobre a superfície terrestre, numa criação de novas formas. Entretanto, a proposta de Milton Santos é apenas uma das perspectivas da Geografia Crítica, convivendo com outras, muitas vezes até antagônicas em alguns pontos, trazendo para a dialética e a diversidade para o interior da Geografia Crítica. O objeto de estudo da Geografia é o espaço.

7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com a história, a matemática, a ciências e a língua portuguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com