TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA - 80h

Relatório de pesquisa: GEOGRAFIA - 80h. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.314 Palavras (18 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

GEOGRAFIA – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

Saber sobre horários e rotas que ira traçar todos os dias, seja indo para a escola, trabalho ou para fazer lazer nos fins de semana.

Limites geográficos, meio ambiente, localização, economia, sociedade, cultura, elementos naturais, política.

2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.

Apresentar novas formas de aprender geografia,como navegar na internet, enfatizando a importância de aprender geografia para o nosso dia a dia,mostrando sua realidade, despertar o gosto pela a natureza,a geografia nos proporciona uma visão deferente das paisagem que vemos todos os dias,vídeos,musicas incentivando a preservação.

3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.

Ao estudar o local onde nascemos sentimos que fazemos parte dele, levar as crianças a fazerem pesquisa com moradores antigos sobre a geografia da cidades e municípios que eles residem,o que mudou como eles ajudarão a preservaram a natureza, e a paisagem natural.

4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.

Atividades e trabalhos; meio rural predomina agricultura e pecuária.

Meio urbano; comercio serviços e indústrias.

Ocupação dos tempos livre; rural, os tempos livres são poucos e variam com épocas do ano e os ritmos que se desenrola os trabalho agrícolas,os jogos tradicionais as danças,os cânticos populares as festividades religiosas são algumas das manifestações culturais destas Arias.

Meios urbanos; os meios urbanos e diferente, os horários de trabalho e os vários ritmos de vida, bem como a existência de uma serie de equipamento nas arias da cultura,do desporte e de entretenimento permite a população uma escolha mais alargada na ocupação tempos livres e lazer.

As deslocações; meio rural as habitações geralmente morra no campo o deslocamento para trabalhar e curto vão na maioria das vezes a pé.

Centro urbano; a população na maioria das vezes morra nos bairros e trabalho nos, grandes centro comerciais e industriais, longe uma grande parte da população tem que pegar mais de uma condução para chegar no trabalho, levantam de madrugada perdendo muito tempo no transito.

Tanto na zona rural quanto na urbana,pode ser melhora e muito na rural , e preciso preservar as nascente,beiras dos rios e florestas.

Urbano,prioritário é saneamento básico,e também transportes,pavimentações,etc. Acesso 10 /04/2014 fonte intermet. http://geografie a_8d.blogs.sapo.pt/3937.html

5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

Em um contesto de unificação nocional, pois o mesmo era formado por feudo sem unidade ecumênica e política.

Contribui, na relação do homem com a natureza de forma objetiva, buscando leis gerais, numa postura neutra, sem envolver as relações sociais no processo.

Surgimento da escola determinista, para a qual o meio determinava o homem.

Enquanto Enquadrado no pensamento político dominante, num momento em que a França tornou-se uma grande soberania, ele realizou estudos regionais procurando provar que a natureza exercia influências sobre o homem, mas que o homem tinha possibilidades de modificar e de melhorar o meio, dando origem ao possebilismo.

A natureza passou a ser considerada fornecedora de possibilidades e o homem o principal agente geográfico.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

Geografia critica, Cuja visão contempla não apenas interesses econômicos, mas também os direitos da população e meio ambiente,ou seja interesse do bem comum,a preocupação com a questão social dentro da organização espacial, privilegia as interações sócios- espaciais, o uso do instrumento cientifico como instrumento de liberdade,combate das injustiças sociais,segundo milton santos o espaço e marrada do homem,ele argumenta que é necessário discutir o espaço social e ver a produção do espaço como objeto, toda atividade produtiva do homem implica numa ação sobre a superfície terrestre, numa criação de novas formas.

7. Elabore um plano de aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com