TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOPOLITICA

Exames: GEOPOLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 7

GEOPOLITICA

1-A Guerra Fria determinou um período de bipolaridade no mundo. Sobre este período, não é correto afirmar:

I) As colônias europeias iniciam um processo de descolonização, decorrente da perda do poder político europeu. Os processos de independência eclodiram e as lutas civis pelo poder local foram alimentadas pelas duas grandes potências: EUA e URSS.

II) A Guerra Fria foi um fator de estabilidade mundial, na medida que somente duas potências dividiam o poder.

III) Após a Segunda Guerra Mundial, os países do leste europeu decidiram pelo socialismo e romperam com os EUA.

IV) Em todo o período da Guerra Fria, o sistema econômico da União Soviética era comandado pelo planejamento burocrático.

V) Nas economias capitalistas, o sistema econômico era o capitalismo, porém com alguma intervenção estatal na economia. Este era o sistema econômico da socialdemocracia.

A) Somente I e II estão incorretas.

B) Somente II e III estão incorretas.

C) Somente III e IV estão incorretas.

D) Somente IV e V estão incorretas.

E) Somente a V está incorreta.

2- Sobre a Segunda Guerra Mundial não é correto afirmar:

a) Foi um prolongamento da Primeira Guerra: disputas das potências industriais por mercados e matérias-primas, não resolvidas na Primeira Guerra e aprofundada para os países: Alemanha, Itália e Japão.

b) O Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra foi um dos motivos que levaram à Alemanha para a guerra. Em suas cláusulas mais importantes a Alemanha foi a única responsável pela eclosão da Guerra; perdeu todas as suas colônias e vários territórios alemães na Europa além de ser obrigada a enfrentar as limitações militares e pagamento de pesadíssimas reparações de guerra.

c) As duras condições do Tratado de Versalhes geraram, entre os alemães, um profundo ressentimento, responsável em grande parte pela ascensão de Hitler ao poder e que acabou desencadeando à Segunda Guerra Mundial.

d) Os países Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países que se associaram em uma aliança denominada Eixo.

e) O Dia “D” ocorreu em junho de 1944, quando as tropas americanas-canadenses desembarcaram na Normandia, acelerando o fim da segunda Guerra Mundial.

3- As diferenças ideológicas entre os dois blocos- o capitalista liderado pelos EUA, e o socialista liderado pela União Soviética, acabaram determinando a eclosão de uma nova geopolítica do mundo, a Guerra Fria.

Sobre a Guerra Fria não é correto afirmar:

a) A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocaria vários conflitos pelo mundo.

b) Durante mais de 40 anos, as duas superpotências mantiveram-se em clima de confronto permanente, chegando a um conflito armado direto.

c) A Guerra Fria assinalou a decadência geopolítica da Europa, sendo que este território foi bipartido em zonas de influência submetido aos EUA e à União Soviética.

d) A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou uma corrida aos avanços militares e científicos.

e) Nas áreas coloniais da África e da Ásia ocorreu um processo de descolonização decorrente da relativa perda do domínio europeu no mundo.

4- Mais de uma década após a queda do Muro de Berlim em 1989, novas fronteiras político estratégicas e econômicas vêm sendo delineadas na Europa. As afirmações abaixo revelam o movimento atual dessas fronteiras, EXCETO que:

a) A extinção da fronteira estratégica da Cortina de Ferro tem permitido a expansão de estruturas do bloco ocidental para os territórios do antigo bloco soviético.

b) O alargamento do bloco ocidental europeu significa, por sua vez, o aprofundamento da influência estratégica norte americana na Europa.

c) Ucrânia e Belarus, integrantes da Comunidade dos Estados Independentes, funcionam como uma faixa estratégica entre o bloco ocidental e a Rússia.

d) O espaço Centro-Europeu vem sendo reconstituído pelos investimentos alemães em países ex-socialistas como a Polônia, a República Tcheca e a Eslováquia, além de outros.

e) Após sua integração formal à Comunidade dos Estados Independentes, os Estados Bálticos, por intermédio da Polônia, estreitaram relações com a Europa Central.

5- A diferença socioeconômica entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos é cada vez maior, agravada pela aceleração do processo de globalização econômica. O aumento da pobreza no mundo relaciona-se a vários fatores.

Escolha a alternativa que melhor expressa essa realidade:

a) Utilização de políticas públicas paternalistas nos países pobres; controle da natalidade nos países ricos; diminuição da fome nos países subdesenvolvidos.

b) Aumento da concentração de renda; aumento dos postos de trabalho nos países do sul; pouca qualificação da população nos países mais pobres.

c) Políticas públicas que favorecem a distribuição de renda; igualdade das oportunidades entre os diferentes países; maior controle no processo de favelização nos países desenvolvidos.

d) Aumento da concentração de renda; fragilidade de políticas públicas favoráveis a distribuição de renda; desqualificação da mão-de-obra para o ingresso no mercado de trabalho nos países subdesenvolvidos.

e) Desemprego elevado nos países subdesenvolvidos; ocorrência, em todos os países do mundo, da modernização da produção industrial; maior distribuição de terras nos países mais pobres.

6- Com a queda do Muro de Berlim (1989), o colapso dos regimes comunistas do Leste Europeu e o fim da U.R.S.S. (1991), a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) deparou com uma crise de objetivos que a levou a atuar militarmente, depois da década de 90, em algumas regiões do mundo, conforme os exemplos abaixo.

I. 1995 — Intervenção militar e manutenção da paz na Bósnia-Herzegovina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com