TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gana

Tese: Gana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  Tese  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

O Caminho de Gana

Classificada para a terceira Copa de sua história, a seleção de Gana não teve sorte. Caiu no Grupo G, ao lado de Alemanha, Portugal e Estados Unidos. Para tentar sobreviver à primeira fase, a equipe africana fará um tour entre o Nordeste e o Centro-Oeste brasileiros. A estreia será contra os Estados Unidos, na Arena das Dunas, em Natal, no dia 16 de junho. A seleção africana segue, então, para Fortaleza, onde enfrenta, no dia 21 de junho, a Alemanha, no Castelão. O terceiro e último jogo dos ganeses na primeira fase será no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A partida será no dia 26 de junho.

Fonte: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/copa/selecoes/gana 

História de Gana

Há evidências arqueológicas mostrando que os seres humanos viveram na atual Gana desde a Idade do Bronze. No entanto, até o século XI, a maioria da área moderna de Gana foi em grande parte desocupado. Embora a área da atual Gana venha experimentando muitos movimentos populacionais, os principais grupos étnicos em Gana hoje foram firmemente estabelecida por volta do século XVI.

A história do Gana previamente ao último quarto do século XV deriva basicamente da tradição oral, que refere às migrações dos reinos antigos de Sahel — atualmente a Mauritânia e Mali. O primeiro contato de Gana com os europeus data do ano de 1471, quando um grupo de portugueses desembarcou e começou a negociar com o Rei de "Elmina". Em 1482, os portugueses construíram o Castelo de São Jorge da Mina e tornou-se uma importante feitoria permanente. Em 1557 a 1578, os portugueses dominaram até Acra. Durante os seguintes 3 séculos, os ingleses, portugueses, suecos, dinamarqueses, holandeses e alemães controlaram várias partes da costa de Gana, naquele tempo chamada de Costa do Ouro.

Os portugueses perderam grande parte da sua área de controle (incorporada na Costa do Ouro Portuguesa) em 1642 e foi cedida aos holandeses. No início do século XIX, os ingleses conseguiram dominar toda a Costa do Ouro, tornando-a numa colónia, afastando todos os concorrentes europeus e derrotando os reinos nativos (localizados no interior do país).

Capital de Gana: Acra

Em 1957 conquistou sua independência com o lema: "é melhor ser independente para governar sozinho, bem ou mal, do que ser governados pelos outros". O país foi renomeado para Gana devido às indicações que os atuais habitantes descendem de povos que se movimentaram para Sul do Império Gana. Um dos aspectos mais interessantes da história do Gana é o retorno de libertos afro-brasileiros, formando uma comunidade chamada “Tabom”, que inicialmente estabeleceu-se na capital Acra, no bairro de Jamestown.

Sua Geografia

O Gana situa-se na África. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883m. Os 537 quilómetros de costa são compostos principalmente por litorais baixos e arenosos, atrás dos quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, interceptada por vários rios e ribeiros.

A norte, perto da fronteira com a Costa do Marfim, estende-se uma faixa de floresta tropical interrompida por colinas densamente florestadas e muitos rios e ribeiros. Esta área, conhecida como Ashanti, produz muito do cacau, minerais e madeira do país. O clima é equatorial (Gana fica na linha do equador).

A faixa costeira ocidental é morna e comparativamente seca; o canto sudoeste é quente e úmido; o norte é quente e seco. Existem duas estações das chuvas no sul: Maio-Junho e Agosto-Setembro; no norte, as estações das chuvas tendem a fundir-se. Um vento quente de nordeste, o harmatão, sopra em Janeiro e Fevereiro. A precipitação média anual na zona costeira é de cerca de 83 centímetros.

O lago Volta, o maior lago artificial do mundo, estende-se desde a barragem de Akosombo, no sueste do Gana, até à cidade de Yapei, 520 quilômetros para norte. O lago gera eletricidade, fornece uma via de transporte no interior e é um recurso potencialmente valioso para a irrigação e para a aquacultura.

Demografia

Gana tem uma população de cerca de 24 milhões de pessoas. O primeiro censo da população pós-independência, em 1960, contou cerca de 6,7 milhões de habitantes. O nativo e maior grupo étnico é Akan. 45% da população é Akan (que inclui o Fante, Akyem, Ashanti, Kwahu, Akuapem, Nzema, Bono, Acuamu, Ahanta e outros). Cerca de 28 milhões étnicas e Akan descendentes estão vivendo fora do Gana.

Gana é atualmente habitada por 52 etnias. O país não viveu grandes conflitos étnicos que criaram guerras civis em muitos outros países africanos. A língua oficial é o Inglês, no entanto, a maioria dos ganenses também falam pelo menos uma língua local.

Política

A constituição de Gana de 1992 determinou um sistema de governo multipartidarista com Parlamento unicameral e presidente eleito por voto universal para um mandato de quatro anos. O presidente, que é ainda o chefe de estado e o comandante das forças armadas, escolhe um Conselho de Ministros, sujeito à aprovação do Parlamento. Os membros do legislativo também são eleitos por sufrágio universal para um mandato de quatro anos.

Suprema Corte de Gana

As principais subdivisões do Gana

Denominam-se regiões:

• Upper East

• Upper West

• Northern

• Brong-Ahafo

• Volta

• Ashanti

• Eastern

• Western

• Central

• Greater

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com