TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Pesquisas Acadêmicas: Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 14

Unidade I

Dossiê de Geografia

1) Liste o máximo de assuntos ou itens de Geografia que qualquer pessoa precisaria saber para ter uma vida melhor.

Resp:Limites geográficos, meio ambiente, localização, economia, sociedade, cultura, elementos naturais, política.

2) O que, e como, devemos fazer para que as crianças aprendam Geografia com mais prazer?

Resp: Trazer a realidade dos alunos, com filmes, noticiários, acontecimentos, tornar a geografia prazerosa, desenvolver projetos para que as crianças aprendam a conviver com essa violência, sem tornar-se violento, e demais temas, Cultura – músicas que pregam a paz, poesias, versos, prosa, Valores – importância da família, amizade, religião, usando como ferramentas as tecnologias.

3) Por que muitas pessoas passam fome num país com um território do Brasil? Resp: No Brasil poucos têm muito e muitos têm pouco, a fome no Brasil é um processo histórico, por diversos fatores: má distribuição de renda, maior parte da população não tem qualificação profissional, má distribuição de terras produtivas, a corrupção e a divida externa, tudo isto impede o desenvolvimento social.

4) O que a Geografia tem a ver com o homem? Resp: O homem está cada vez mais presente no espaço, a geografia está presente em tudo, relação homem-natureza, ao mesmo tempo em que o homem constrói ele destrói.

5) Quando, onde e por que surgiram as idéias geográficas, ou seja, a Geografia? Resp: Quando o homem sentiu necessidade de compreender o espaço a relação homem – natureza, e desvendar os mistérios da natureza.

6) A Geografia pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Critica. O que faz e qual é a importância desse novo enfoque da geografia? Resp: A importância da geografia crítica, o homem interpreta da forma que ele entende e resolve da forma que ele quer.

7) Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com história, matemática, ciências e português.

Resp:

Escola: E. E. Manuel Ribas

Professora Maria Cristina Pierre

Duração da atividade: 4 horas-aula

[ X ] Ensino Fundamental [ ] Ensino Médio 4ª Série

Conteúdos: Mudanças no espaço geográfico,meio ambiente, destino correto para o lixo doméstico.

Disciplinas envolvidas: História, ciências, português e matemática

Tema: A paisagem Transformada

Justificativa: Levar os alunos a entenderem a maneira como diferentes culturas utilizam os recursos naturais, transformando-os em proveito próprio: nos meios rural e urbano, por meios de técnicas e rudimentares ou de avançados recursos tecnológicos.

Objetivo: Levar os alunos a entenderem o que desencadeou algumas mudanças em nossa paisagem, mostrando que estas transformações ocorreram com o decorrer do tempo e da necessidade que os homens tiveram de compreender o espaço, enfatizando que estas transformações foram necessárias, porém trouxeram alguns prejuízos para o meio ambiente, apresentar a importância de destinar o lixo domestico corretamente..

Áreas envolvidas: História, ciências, português e matemática.

Objetivos Específicos: Comparar a utilização dos recursos naturais entre os Índios e demais pessoas;

-Perceber as transformações das paisagens ao longo do tempo, perceber os diferentes ritmos de transformação de uma paisagem, em espaços distintos;

-Identificar os benefícios e os malefícios da evolução tecnológica na transformação das paisagens naturais;

-Discutir a degradação do meio ambiente por efeito dos fenômenos da industrialização e da urbanização;

-Discutir o destino dado ao lixo doméstico na localidade do aluno.

Metodologia: Trazer a discussão do tema apresentado um material que mostre uma paisagem transformada, levando os alunos a destacarem as transformações, anotando e discutindo as principais idéias levantadas pelos mesmos a respeito do tema, observando e interpretando as imagens, ler e interpretar textos apresentados pelo professor, discutir com os alunos o compromisso do aluno na conservação de seu meio ambiente, documentário sobre preservação do meio ambiente.

Recursos: livros, revistas, sulfite, vídeo, materiais coletados pelos alunos.

Avaliação: A Avaliação deve ser feita durante todo o processo de realização do trabalho por meio da observação do professor, baseada nos critérios estabelecidos, conjuntamente, no inicio. Durante o desenvolvimento do Tema, é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando dificuldades e conquista, proporcionando uma análise das etapas do trabalho. Após o encerramento, o professor deve propor avaliação geral e coletiva de todo o processo.

Questões para saber mais e para os exames.

1) Por que a Geografia pode ser a poesia e a terapia de vida?

Resp: Porque tudo que nos cerca é transformado de acordo com a necessidade humana. Inspirando nossos autores de poemas a escrever sentindo e olhando paisagens geográficas, transmitindo a quem lê o mesmo sentimento e visão do autor.Como diz o põem “memória” de Roseana Murray. E também sendo fácil compreensão ao aluno.

2) Observe e registre as transformações no espaço ocorridas na região que você nasceu ou na que você vive há mais de 10 anos.

Resp: Nasci em uma pequena cidade do interior, muitas coisas mudaram desde que sai de lá, há 20 anos, hoje a cidade já é asfaltada, já existe inúmeros comércios, transportes urbanos e etc.

3) Faça uma análise e explique a relação de cada item do “Trabalho com embalagens com crianças”, previstas nas páginas 16 e 17 do texto.

Resp:Este trabalho é muito importante, pois os alunos desenvolvem habilidades artísticas, lingüísticas e outros, o mais importante aprendam a conhecer melhor o meio ambiente e preservá-lo.

4) Descreva como você faria para que as crianças aprendam a se guiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com