TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Monografias: Geografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Home

Disciplinas

Vestibular

Enem

Educador

Concursos

+ Pesquisas

Especial

Exercícios

+ Canais

Home

Geografia do Brasil

Geografia do Brasil

A Geografia do Brasil compreende os estudos regionais, humanos e naturais do território brasileiro sob a perspectiva do espaço geográfico e suas nuances.

A Geografia do território brasileiro

A Geografia do território brasileiro

A Geografia do Brasil é a área especializada em compreender os aspectos físicos e humanos do espaço brasileiro, envolvendo o seu território, suas regiões, paisagens e lugares. É, portanto, através da Geografia do Brasil que compreendemos melhor a dinâmica de funcionamento das composições territoriais nacionais.

O Brasil é considerado um país com dimensões continentais, pois possui uma ampla área territorial, que totaliza 8.514.976 km², o que o torna o quinto maior país existente, atrás de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A título de comparação, a área da Europa (menos a Rússia) é de aproximadamente 6.220.000 km².

Apesar de suas amplas dimensões continentais, a população do Brasil historicamente concentrou-se nas áreas litorâneas, sobretudo na região Sudeste, que, desde o período da economia cafeeira, transformou-se no centro econômico do país. Mesmo com as sucessivas “marchas para o oeste”, ainda a maior parte dos mais de 200 milhões de habitantes do país é de áreas relativamente próximas aos litorais.

A economia do Brasil é considerada emergente, ou seja, a de um país historicamente subdesenvolvido que apresenta padrões relativamente avançados em comparação com boa parte das demais economias periféricas. O PIB de US$2,25 trilhões é o sétimo maior do mundo, podendo subir algumas posições nos próximos anos.

O Brasil está localizado na América do Sul, integrando também o conjunto de países latino-americanos. No geral, o território nacional encontra-se em três hemisférios diferentes: oeste, uma pequena parte no norte e a maior parte no sul. Faz fronteira com todos os países sul-americanos, com exceção do Chile e Equador.

O fato de o país ser cortado pelo Trópico de Capricórnio e pela Linha do Equador – o que evidencia as variações de latitude – é responsável por uma ampla diversidade climática e, consequentemente, em sua vegetação. O Brasil também abriga a floresta com a maior diversidade do mundo: a Amazônica.

A seguir, você poderá encontrar informações mais detalhadas sobre os diversos aspectos da Geografia do Brasil, desde os elementos físicos às características humanas, perpassando pelas configurações regionais. O objetivo é oferecer uma ampla variedade de textos de Geografia do Brasil para uso tanto por alunos quanto por professores do Ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com