TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Exames: Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  1.562 Visualizações

Página 1 de 10

A GEOGRAFIA

F Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

1. Quando você frequentava o ensino fundamental, o ensino de Geografia era prazeroso? Justifique.

Resposta:

Sim, era prazeroso, particularmente, eu gostava e gosto muito de ver como é o lugar onde vivemos: o planeta, o universo, o país, as cidades e a sociedade. Ver os mapas as direções tudo isso é fascinante.

2. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

Resposta:

A importância da água e sua quantidade no mundo, os materiais usados para produzir roupas , a madeira e o lugar de sua origem, o trigo, café, pão, cereais, arroz, feijão, leite, e todos os outros alimentos. Os automóveis, os combustíveis, as ruas e estradas. Lojas, escolas, praças, igrejas são todos assuntos trabalhados em geografia que usamos diariamente.

3. Em sua opinião, quais estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?

Resposta:

Tudo na pratica é interessante, e seria interessante para o aluno aprender a usar uma bússola por exemplo, também aprender como ela funciona. Utilizar o mapa mundi e o globo para que os alunos possam conhecer novos lugares. Levar vídeos que mostram o universo e a galáxia para que os alunos possam assistir em sala de aula. Incentivar os alunos à construírem mapas que liguem uma cidade à outra. E com certeza ser motivador e estimulador ao dar aulas, pois sendo assim, mesmo em aulas teóricas os alunos vão se interessar por elas.

4. Quando surgiram as primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?

Resposta:

Desde a Antiguidade havia(mesmo que poucas) ideias geográfica, mas somente no século XVIII, que desenvolveu-se o conhecimento, com o objetivo de o homem situar-se no espaço e desvendar os fenômenos naturais. Foi na Antiguidade Clássica, na Grécia, que surgiu o termo Geografia. Porém foi somente no século XIX que ela tornou-se autônoma junto com outras ciências.

5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

Resposta:

Entre o século XIX e XX, o pensamento geográfico tinha como objetivo de estudo as condições naturais da humanidade e da constituição social. Com as ideias de Ratzel, surgiu a escola na qual o homem era determinado. E Paul Vidal de La Blache, definia a relação entre homem e natureza como objeto da geografia, também com sua influencia a geografia passou a ser ensinada por professores licenciados, que tinham intenção de abordar de forma objetiva a relação homem e natureza.

6. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista da Geografia Crítica, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

Resposta:

A Geografia Crítica era utilizada pelas analises marxistas, para explicar a organização do espaço com os modos de produção. Esses críticos buscavam organização no espaço do homem e não no modo de produção capitalista. São as diversas classes sociais que formam a desigualdade. E a Geografia Crítica está a serviço do bem comum, ou seja contra as injustiças e desigualdades, preocupação com a questão social e conhecimento cientifico como forma de libertação.

A proposta de Milton Santos, é mais ampla, defende que o espaço é a “morada do homem”. Para ele é necessário ver a produção do espaço como objeto, pois o espaço é uma realidade relaciona: coisas e relações juntas(natureza e sociedade).

7. Quando e onde surgiram as primeiras tendências geográficas no Brasil?

Resposta:

“ No Brasil, as primeiras tendências nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia a partir da década de 40”.

8. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente-as em 15 linhas.

Resposta:

Na zona urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado. Nas cidades, as casas ou apartamentos são construídos bem junto uns dos outros.

A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc. As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras. A maioria das pessoas que vivem na zona rural trabalham cuidando da lavoura e do gado. As que cuidam da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores. Elas trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos. Quem cria os animais como bois, cavalos, cabras, porcos, aves são chamados pecuaristas.

Nas cidades há formas para as pessoas se distraírem: cinemas, teatro, zoológico, parques, televisão, etc.

No campo, onde a vida é mais simples e não existem muitas escolhas para diversão, as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/zona-urbana-e-zona-rural.html

F Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Por que a Geografia pode ser a poesia e a terapia da vida?

Resposta:

Porque a Geografia responde perguntas como: Quem sou eu? O que faço neste planeta? Por que pessoas passam fome em um país com um território do Brasil? Por que a tecnologia não está a serviço da paz, da cura e do bem comum?, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com