TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia 9ano

Trabalho Escolar: Geografia 9ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 5

1. Leia o texto abaixo e responda:

O Sudão raramente conheceu a estabilidade. A guerra civil eclodiu mesmo antes de o país obter a independência da Grã-Bretanha, em 1956. Uma frágil paz perdurou apenas de 1972 a 1983. As raízes da violência: O Sudão governado pelos britânicos não era um país; era dois. O sul é tropical, subdesenvolvido e povoado por dinkas, nuers, azandes e centenas de outros grupos étnicos de descendência africana. O norte é mais seco e mais rico – um mundo saariano ligado ao Oriente Médio muçulmano. Algemados por lunáticas fronteiras coloniais, esses dois grupos – árabes do norte e negros do sul – andam às turras desde o século 19, quando caçadores de

escravos vinham do norte saquear tribos do sul.

O exército de Libertação do Povo Sudanês, ou SPLA, controla boa parte do terço meridional do Sudão. Seus rebeldes, às vezes empunhando ao mesmo tempo lanças e rifles russos Kalashnikov, lutam por maior autonomia. O governo sediado no norte, em Cartum, dominado por fundamentalistas islâmicos, lança sobre eles bombas de aviões de cargas russos e emprega a fome e a escravidão como toscas armas de destruição em massa. Até o momento, o número de mortos – a maioria civis do sul – excede o de muitos conflitos recentes do mundo somados, incluindo Ruanda, a Guerra do Golfo, os Bálcãs e a Chechênia. Quatro milhões de sudaneses foram desalojados pela violência e pela fome. E, apesar de tudo, a calamidade se abate sobre o Sudão quase sem testemunhas. É um apocalipse no vácuo. Paul Salopek. Sudão Destroçado – Um drama movido a petróleo.

National Geographic Brasil. Fev. 2003. p. 53.

a) Qual era o país colonizador do Sudão?

_________________________________________________________________________________________________

b) A causa das guerras civis existentes no Sudão é a mesma dos conflitos encontrados em outros países africanos? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Com base no texto da questão anterior, assinale a alternativa que melhor explica o objetivo do pan-africanismo.

a) Manter as fronteiras determinadas pelos países europeus.

b) Reordenar as fronteiras, visando a uma união que levasse à estabilidade entre os povos e à prosperidade do continente.

c) Aliar-se as elites tribais africanas, com o objetivo de implantar projetos de industrialização

e modernização nos países, visando o desenvolvimento econômico do continente.

d) Dissolver as diferenças étnicas existente dentro dos países africanos.

3. Coloque V para Verdadeiro e F para Falso:

( )A independência das colônias africanas no pós- Segunda Guerra pode ser explicada, entre outros fatores, pela prosperidade das nações europeias após o conflito, que se desinteressam pela manutenção de suas colônias.

( )Alguns intelectuais africanos defendiam o reordenamento das fronteiras, com o qual visavam a uma união que levassem a estabilidade entre os povos e a prosperidade do continente.

( )Os primeiros lideres da independência africana adotaram a politica de não interferência no traçado das fronteiras, mantendo a confusão gerada pela partilha estabelecida no conferencia de Berlim.

( )O reordenamento do território africano foi facilitado pela diversidade étnica e pela ampla rede de cooperação entre os povos africanos.

( )O apartheid, colocado em prática na África do Sul, foi uma politica de afirmação racial que garantiu aos negros a participação politica e a posse de propriedades territoriais.

a) V, V, F, V, F b) F, V, F, V, F c) F, V, V, F, F d) V, V, V, F, F

4. Sobre a disseminação da aids no continente africano, responda:

a. Que fatores contribuem para o aumento do numero de contaminações?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b. Que países africanos alcançaram algum êxito no combate a aids? O que foi feito para se conseguir isso?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Complete a frase com as palavras corretas:

O setor___________________ dos países africanos não apresenta________________________ e nem _______________________ para sustentar um desenvolvimento econômico autônomo, com exeção do________________________________ e da ____________________________.

a) Industrial, dinamismo,diversificação, Egito e Africa do Sul

b) Agricolas, dinamismo, diversificação, Marrocos e Africa do Sul

c) Tecnológico, dinamismo,diversificação, Egito e Africa do Sul

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com