TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Alicada

Trabalho Escolar: Geografia Alicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A economia é uma ciência e como toda ciência deve ser divindade em secções para estudar, sendo dividida em microeconomia e macroeconomia.

A macroeconomia engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, e não de forma independente. Ela estuda a economia de uma forma geral bem como as políticas econômicas são adotadas em larga escala.

Algumas das variáveis mais usadas são as taxas de desemprego, o produto interno bruto, a taxa de juros ou impostos.

A microeconomia se encarrega de cada ato econômico individual, como empresas, famílias ou trabalhadores.

São analisadas de forma exaustiva as leis como oferta de demanda entre os consumidores e os ofertantes, nível de preço ou elasticidade de cada produto.

Com a base em tudo o que foi esclarecido e no texto Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul saberemos como o monopólio do setor influencia na econômia de forma geral e na vida de cada indivíduo. ¬¬¬

2.1 A ESTRUTURA DE MERCADO

No setor supermercadista as formas e os mercados têm três características que são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

2.1.1 Concorrência perfeita

Na economia, concorrência perfeita se descreve quando nenhum mercado tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir preços de um produto homogêneo. No setor supermercadista se torna algo quase utópico devido à concorrência acirrada.

2.1.2 Concorrência imperfeita

Uma situação de Concorrência Imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado. Um exemplo de concorrência imperfeita são os monopólios e as concorrências monopolísticas.

2.1.3 Oligopólio

O setor supermercadista do Rio Grande do Sul está se tornando um exemplo perfeito de oligopólio, aonde o mercado é controlado por um número reduzido de empresas de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.

Partir do início do plano real, muitas empresas estrangeiras começaram a se implantar no Brasil, como a portuguesa Sonae, a francesa Carrefour, entre outras. Com a chegada dessas empresas começou um processo de aquisição. Essas empresas fizeram frente ao setor da propaganda e das “promoções”, também ocorreu o uso do poder de negociação frente os grandes fornecedores. Com isso começou ocorrer um grande monopólio, principalmente na capital, onde em 1997 segundo a AGAS 90% do faturamento total estava na mão das 3 principais empresas do setor. Essa empresa influencia e determinam os preços de vários produtos do setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com