TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Ativa - George Pierre

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos observar através da leitura do texto, que Pierre George procura observar ao longo da segunda metade do século XX as mudanças que aconteceram no mundo e a forma como que a geografia se portou quanto a essas mudanças. Dá-se a entender que a geografia não acompanha as mudanças do “novo mundo” como deveria, o que a torna ultrapassada perante a essa evolução global e também aos avanços de outras disciplinas.

        Seguindo com essa informação, podemos lembrar de muitos outros autores e geógrafos que sempre bateram na mesma tecla ao citar a geografia, comparando-a com outras disciplinas, a afirmação de que ela estaria perdendo o seu espaço, perdendo o seu objeto de estudo. O surgimento de novas matérias para estudar o que a Geografia já estuda, exemplo: Engenharia Ambiental, BioGeografia entre outros.

        O autor também procura mostrar que a geografia, além de sofrer as perdas citadas, é tanto quanto incompreendida e desconhecida aos olhos de muitos. A partir disso, Pierre George dedica ao livro o papel principal de evidenciar a importância da geografia aos incompreensíveis, além de alertar aos geógrafos o papel deles nesse contexto.

        Ainda falando do papel principal do livro, Pierre George explicita bem que a função da geografia não é analisar profundamente todas as peças que contém no espaço. Isso se deve a um estudo mais profundo dessas particularidades e, aí sim, entram as outras disciplinas nesse objeto de estudo da geografia. A disciplina em questão, não tem como objetivo fazer esse tipo de análise, mas sim analisar a relação que as particularidades tem com o todo. A geografia analisa as relações do homem com o espaço.

Como conclusão, destaco que a geografia vem passando por processos de transformação tanto quanto os outros campos de estudo. Porém por uma série de fatores, seja contextos históricos, políticos, desvalorização com o surgimento de campos específicos, ela vem perdendo espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com