TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Classica

Trabalho Escolar: Geografia Classica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  1.325 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1

Nota: Não gerada

Na Geografia clássica destacam-se duas correntes distintas, entretanto ambas pautadas no método científico do positivismo, o Determinismo Ambiental e o Possibilismo. Cada uma dessas correntes formularam conceitos de região diferenciados.

Leia e reflita sobre fragmento de texto, a seguir, e analise a qual conceito de região e a qual corrente do pensamento geográfico o fragmento se refere.

A região poderia ser entendida como parte da superfície terrestre, delimitada por diversificadas escalas territoriais, onde haveria homogeneidade devido à integração entre os elementos da natureza, como o clima, a vegetação, o relevo e a geologia.

Agora assinale a alternativa correta:

Alternativas

• 1 -

Ao conceito de Região Geográfica da corrente Possibilista.

• 2 -

Ao conceito de Região Geográfica da corrente Determinista.

• 3 -

Ao conceito de Região Natural da corrente Possibilista.

• 4 -

Ao conceito de Região Natural da corrente Determinista.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 2

Nota: Não gerada

O conceito de região na ciência geográfica modifica-se, em relação aos métodos e metodologias, dependendo da corrente de pensamento a que o cientista pertence ou tem maior afinidade.

Analise o fragmento de texto, a seguir, e complete a lacuna corretamente, com a corrente de pensamento geográfico a que se refere o conceito de região apresentado no fragmento.

De acordo com a concepção _________, a região abrangeria uma paisagem e sua extensão territorial, onde os elementos humanos e os da natureza se relacionariam de modo harmônico e equilibrado, assim, era concebida como uma entidade concreta.

Agora assinale a alternativa correta:

Alternativas

• 1 -

Determinista

• 2 -

Humanística

• 3 -

Possibilista

• 4 -

Crítica

Sua resposta

Sem resposta

Questão 3

Nota: Não gerada

Uma forma de regionalizar o Brasil, para avaliar a situação socioeconômica e as relações entre a sociedade e o espaço natural, é dividir o país em três grandes complexos regionais, de acordo com proposta do geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger. Observe a figura, a seguir, em que está destacada essa proposta de regionalização.

Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_geoecon%C3%B4mica_do_Brasil#mediaviewer/File:Brazil_Geoecons.svg>. Acesso em 25 fev. 2015

Indique a alternativa que apresenta os complexos regionais 1, 2 e 3, respectivamente.

Alternativas

• 1 -

Complexo Norte, Nordeste e Centro-Sul.

• 2 -

Complexo Norte, Centro-Sul e Nordeste.

• 3 -

Complexo Amazônia, Centro-Oeste e Nordeste.

• 4 -

Complexo Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 4

Nota: Não gerada

Leia e analise o texto e o mapa, a seguir, sobre a proposta de regionalização de Milton Santos.

OS QUATRO BRASIS

Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se a implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação, além de uma urbanização importante, com um padrão de consumo das empresas e das famílias mais intenso. Nele se produzem novíssimas formas específicas de terciário superior, um quaternário e um quinquinário ligados à finança, à assistência técnica e política e à informação em suas diferentes modalidades.

SANTOS, M. e SILVEIRA, M. O Brasil. Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 268-269. Adaptado.

Fonte: modificado de: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/5/brasis_de_miltonsantos.jpg>. Acesso em 20 fev. 2015

A descrição dos aspectos geográficos mencionados individualiza a região denominada:

Alternativas

• 1 -

Região Concentrada.

• 2 -

Região Centro-oeste.

• 3 -

Região Amazônia.

• 4 -

Região Nordeste.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 5

Nota: Não gerada

Em oposição às correntes clássicas do pensamento geográfico surge, em meados da década de 1950, uma nova corrente de pensamento que propunha a utilização de leis gerais para a explicação dos fenômenos geográficos e, para tanto, se valia das leis da Matemática e da Física, já que o método científico desta corrente era o neopositivismo. Ainda que houvesse críticas às correntes tradicionais, esta corrente não rompeu por completo com as bases teóricas clássicas, somente propunha novas linguagens e novas técnicas para explicar a realidade.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com