TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Da Burrice

Casos: Geografia Da Burrice. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

A importância dos materiais educativos digitais e das práticas pedagógicas inovadoras surgem como meios para potencializar o processo das habilidades de leitura e escrita. As tecnologias de informação e comunicação – TICs trazem contribuições à produção escrita e à leitura prazerosa apontando novos horizontes para a formação de uma sociedade de leitores e escritores.

Dito isto, o presente trabalho busca relatar, através do software “educART”, a influência acerca da utilização do computador como recurso educacional no processo de ensino e aprendizagem.

Introdução

Temos conhecimento de que o ensino na maior parte do mundo vem se prejudicando pelo fato de não haver inovações nas metodologias usadas para esta finalidade. Existe certo individualismo dentro da sala de aula, onde isso prejudica o aluno tanto no relacionamento com outras pessoas, como também, cria certa dificuldade no aprendizado dentro da sala de aula. A metodologia usada pelas escolas de hoje, de modo geral, baseia-se no behaviorismo, onde o professor tem o papel ativo de passar um determinado tipo de conteúdo para os alunos que são tidos como passivos nesse tipo de metodologia. Não existe a possibilidade de um aluno poder contestar, ou tentar ter outras opiniões sobre esse determinado conteúdo, pois quem contém a informação é o sujeito ativo, e esta informação não pode ser contestada. Este tipo de metodologia é que faz com que o ensino venha tendo um decrescente rendimento, pois a quantidade de informações e métodos baseados nessa concepção de conhecimento se diversificou de maneira tal que o simples método de ensino tradicional passou a ser incompleto, ou seja, não condiz mais com a realidade do nosso mundo.

Nos dias atuais, fica explícito que nós, seres humanos, nas mais diversas culturas, desenvolvemos com o tempo, um certo “bloqueio” ao que diz respeito educação. Evita-se o assunto, os problemas que o envolvem e, consequentemente, as possíveis soluções.

, aptos a aprender os mais variados assuntos,

As novas tecnologias foram chegando com o tempo, e uma das principais relacionadas com a Educação foi o computador. O uso do computador propiciou um grande aumento dos meios de busca de conhecimento e inter-relação com outras pessoas para a busca de um determinado conhecimento. Tudo se tornou problemas de “tempo real”, onde o computador pode solucionar a maior parte destes problemas, dando uma resposta, na maioria dos casos, correta.

Mas o grande problema dessas novas tecnologias é que não somente a tecnologia muda a forma de metodologia de ensino, mas a mudança desta metodologia tem que partir por parte dos administradores da instituição no intuito de utilizar-se dessas novas tecnologias para que o aprendizado se torne melhor. Os professores têm que mudar suas posturas pedagógicas e práticas, pensando como utilizar estas novas tecnologias para melhorar a aprendizagem do aluno e fazer com que os eles passem a expressar e ter a capacidade de pensar sobre determinados problemas.

Um dos problemas que o uso da tecnologia causa dentro de uma instituição de ensino é fato de a mesma não ser usada somente em questões educacionais. Quando essas tecnologias passam a ser usada meramente como forma de diversão ou procura de necessidades artificiais, isso se torna um problema para a instituição.

O processo de implantação de uma nova tecnologia dentro de uma instituição de ensino possui algumas etapas que são bem definidas por Zacharias (2003):

• Período eufórico que é quando os equipamentos são adquiridos; 11

• Período que os equipamentos são deixados de lado e encarados como algo extra,

que será usado quando possível o que parece nunca chegar;

• Posteriormente começa-se a decidir o porquê

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com