TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Geral E Do Turismo

Monografias: Geografia Geral E Do Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 5

Como estamos tratando de Geografia e Turismo vamos trabalhar a formatação de um roteiro turístico. Para gerar a formatação do roteiro será utilizado O MANUAL TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO E OPERAÇÃO DE PRODUTOS E ROTEIROS TURÍSTICOS disponível na midiateca somado ao conteúdo estudado nesta unidade de aprendizagem.

Procedimentos:

Inicialmente, definir quais as principais aptidões turísticas do espaço geográfico escolhido (região, município, distrito, vila, etc.) As aptidões ou vocações facilitam o processo de desenvolvimento dos produtos e definem o que temos de melhor e mais original para apresentarmos ao mercado. A princípio, isto significa identificar estas aptidões naturais e culturais usando as seguintes interpretações.

1. Interpretar o patrimônio cultural ou natural é o processo de adicionar valor à experiência de um lugar, por meio de informações e representações que realcem a história e as características culturais e ambientais do espaço geográfico definido para a implantação do roteiro.

a) Definir os atrativos de um determinado espaço geográfico que pode ser a região, o distrito, a vila, etc. Lembrando que atrativo é o valor potencial, seja ele natural ou cultural, que, através de uma interpretação e combinação de outros valores, serviços e infra-estrutura, poderá se transformar em um produto. (2,0 pontos)

O pólo do Jalapão, localizado na parte leste do Estado do Tocantins, ocupa 20% da área do Estado, em zona de transição entre a caatinga e a Amazônia. O Polo Ecoturístico do Jalapão é constituído por oito municípios: Novoacordo, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Lagoa do Tocantins, São Félix do Tocantins, Lizarda e Mateiros, cujas distâncias variam de 93 a 347 km de distância de Palmas, capital do Estado do Tocantins, através de estradas estaduais que variam segundo suas condições de tráfego.

O Parque Estadual do Jalapão tem como caraterísticas naturais: Cachoeiras, praias, cerrado, lagos, serras, duna, fervedouro.

b) A partir da escolha dos atrativos definir o produto turístico que compreende a soma de componentes materiais e imateriais, que são percebidos pelos visitantes a um certo preço, como um conjunto de atrativos, serviços e infra-estrutura do destino. (2,0 pontos)

O Jalapão, um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura.

Para chegar a cada atrativo do Jalapão é necessário percorrer cerca de 50 quilômetros, sempre por estradas de chão. Esta distância e a dificuldade de acesso proporcionam a observação da fauna e da flora. Ao mesmo tempo, limita o número de visitantes, o que faz com que a natureza da região ainda se apresente intocada pelo homem.

O capim dourado constitui um exemplo de produção artesanal tradicional recentemente valorizada que alcança mercados dentro e fora do Brasil.

Os serviços de hospedagem e alimentação da região são simples, caseira, mas com muita hospitalidade do tocantinense.

c) Avaliar e definir a melhor combinação de atrativos e locais visitados tendo como prioridade tornar a visita uma experiência inesquecível: rica, interessante, prazerosa, encantadora e confortável. (2,0 pontos)

No Jalapão você terá sensações únicas. Somente lá é possível, no meio de um pequeno oásis, banhar-se em águas transparentes e conhecer a sensação de não poder afundar. Um lugar de agradáveis contrastes, onde as grandes dunas de areia convivem com cachoeiras que, pela força de sua queda d`água, parecem envoltas em fumaça.

Admire a beleza e sinta-se em contato com o divino. Ou desfrute altas cargas de adrenalina, na prática de esportes radicais como o rafting.

d) Produto formatado é necessário o desenvolvimento da operação, organizando a visita a cada produto desenvolvido. Assim, este terá condições de ser colocado no mercado, de forma a atender e responder as primeiras demandas, com qualidade, segurança e profissionalismo. (2,0 pontos)

• Cachoeira da Velha

Alimentada pelas águas do Rio Novo, a Cachoeira da Velha é a maior cachoeira do Jalapão e uma das suas principais atrações. Nela, as águas correm em grande quantidade, despencando por duas quedas em formato de ferradura, cada uma com mais de 20 metros de largura. Um espetáculo imponente, em que a natureza mostra sua exuberância e toda a sua força.

• Dunas do Jalapão

Formado por enormes dunas de areia dourada (areia de quartzo), de até 30 metros de altura. Estão em constante movimento, guiadas pelos ventos. Ao seu redor está a Serra do Espírito Santo, de formação arenosa, cuja ação dos ventos causa sua erosão, originando as dunas.

• Mumbuca

Em seu passeio pelo Jalapão vale reservar um tempo para conhecer um povoado tradicional, o Mumbuca, distante 35 quilômetros da cidade de Mateiros. Foi nesse lugar, formado por uma maioria de descendentes de escravos, que surgiu o tão popular artesanato em capim dourado.

• Cachoeira do Formiga

A Cachoeira do Formiga é uma pequena queda d`água, cercada por uma vegetação exuberante, de árvores altas, samambaias e moitas de palmeiras nativas. Mas o espetáculo mesmo fica por conta da piscina formada ao pé da cachoeira, onde águas de um verde-esmeralda encantador convidam ao mergulho.

• Fervedouro

Em meio à vegetação fechada, entre brejos e riachos, surge um lugar de rara beleza, cercado por bananeiras. Ao seu centro está um grande poço de água azul transparente - na verdade, a nascente de um rio subterrâneo. A água que brota das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com