TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Geral E Do Turismo

Ensaios: Geografia Geral E Do Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Geografia Geral e do Turismo

Curso: Turismo

Professor:

Nome do aluno:

Data: 04/10/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Como estamos tratando de Geografia e Turismo vamos trabalhar a formatação de um roteiro turístico. Para gerar a formatação do roteiro será utilizado O MANUAL TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO E OPERAÇÃO DE PRODUTOS E ROTEIROS TURÍSTICOS disponível na midiateca somado ao conteúdo estudado nesta unidade de aprendizagem.

Procedimentos:

Inicialmente, definir quais as principais aptidões turísticas do espaço geográfico escolhido (região, município, distrito, vila, etc.) As aptidões ou vocações facilitam o processo de desenvolvimento dos produtos e definem o que temos de melhor e mais original para apresentarmos ao mercado. A princípio, isto significa identificar estas aptidões naturais e culturais usando as seguintes interpretações.

1. Interpretar o patrimônio cultural ou natural é o processo de adicionar valor à experiência de um lugar, por meio de informações e representações que realcem a história e as características culturais e ambientais do espaço geográfico definido para a implantação do roteiro.

a) Turismo em Ouro Preto

Uma fabulosa e linda cidade setecentista encravada num vale profundo das montanhas mineiras. Anacrônica, espantosa, fascinante... Ouro Preto ressurge como uma visão, uma miragem em meio à densa névoa matutina. A sensação para os visitantes de primeira viagem é empolgante. De repente parece que a viagem no tempo é uma realidade. Uma romaria de vivos se mistura a uma romaria de mortos. Figuras históricas e/ou anônimas se confundem aos contemporâneos. Esbarram e semeiam falácias.

Ouro Preto está acima do bem e do mal. Quem não pensa assim não aproveita bem a cidade. é extremamente humana, por isso mesmo corajosa e cruel. A crueldade está escrita nas paredes entumecidas pela queima de óleo de baleia das antigas minas de ouro. Os escravos eram forçados a entrar em pequenas aberturas e lá ficavam praticamente o dia inteiro, respirando a fumaça das tochas, o suor exausto e o sufocante exalar de urina e fezes. Já a coragem repousa resplandecente no Panteão da Liberdade, onde descansam os restos daqueles que um dia sonharam a independência de Minas Gerais e também, e por que não, do Brasil.

Em Ouro Preto não há lugar para maniqueísmos. Devemos apenas nos remeter a uma época sem leis; uma sopa caótica de interesses que tomou forma e deu origem à primeira sociedade com características modernas do Brasil. Se nosso país nasceu em algum ponto do litoral, sua concepção como nação se deu em Minas. E sua mãe foi Vila Rica e seu alimento o ouro.

Por seu valor, Ouro Preto foi decretada Cidade Monumento Nacional em 1933. Os olhares e o reconhecimento do mundo viriam em 1980, quando a Unesco a declarou Patrimônio Cultural da Humanidade. Seu legado é maior que as fronteiras, sua essência é a própria essência do homem.

b) Em meio às ladeiras de paralelepípedo que recortam toda a antiga Vila Rica, estão ainda chafarizes, capelas, museus e um belo casario colonial que guardam e contam histórias dos séculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com