TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Mato Grosso Do Sul

Exames: Geografia Mato Grosso Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho tem como objetivo principal relatar a história de nosso estado e algumas características geográficas e econômicas, onde, tentaremos mostrar, com as melhores das intenções possíveis o seu processo de formação, e para que por meio da pesquisa possamos engrandecer o nosso conhecimento.

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul possui muitas ondulações, solo arenoso e vegetação transformada, podendo esta ser observada através das pastagens, fruto dessas transformações.

No km 12, da BR-163, percebe-se que o Rio Botas já não possui mata ciliar e, há muito tempo, está sendo dragado para retirada de areia para construções.

Pelos estudos realizados anteriores, chega-se à conclusão que um rio assoreado leva cerca de 40 (quarenta) anos para se recuperar, começando pela recuperação de sua mata ciliar, que dá proteção ao rio para, em seguida, passa a escavar novamente seu leito, voltando às suas características anteriores.

Prosseguindo na BR-163, a equipe passa pelo CINDACTA II - sistema de tráfego aéreo controlado pelo Ministério da Aeronáutica.

No km 38, na entrada da cidade de Jaraguari, há um acampamento dos sem-terras.

No km 61, devido ao encontro do nível topográfico (solo e relevo) com o nível hidrográfico (lençóis freáticos) formam-se lagoas.

RECURSOS HIDRELÉTRICOS

A segunda parada foi na Fazenda Bela Miragem, onde foram plantadas mais de 60 mil árvores a partir de um Projeto de Reflorestamento que teve início em 1989, composto não só de árvores nativas, mas também de árvores exóticas, visando recompor a mata ciliar a qual se encontrava totalmente destruída. As árvores que foram destruídas agora são selecionadas pela natureza num processo de seleção natural, mantendo-se porém, intactas, as árvores nativas próprias do cerrado.

Foi possível observar, também, um dos afluentes do Rio Coxim, o Rio da Pedra através de uma ponte construída sobre ele.

Na sua história, São Gabriel do Oeste teve início pelas mãos de Gabriel Abrão e Balduíno Maffissoni, responsáveis pela formação do município.

Eles fizeram um consórcio para a construção de uma usina hidrelétrica particular que até o ano de 1979 fornecia energia para a cidade, porém com o passar dos anos a usina já não comportava tantas casas, pois o município se desenvolvia muito depressa e precisava cada vez mais de energia. Assim, a usina passou a fornecer energia apenas para a fazenda onde o consumo era compatível com a produção de energia da época. Com o passar do tempo, a usina foi transferida para a Enersul, que anteriormente fornecia energia termoelétrica sendo, contudo,devolvida aos fazendeiros e agora produz energia apenas para a Fazenda Bela Miragem. A fazenda conta com 4 pivôs centrais para irrigação das plantações e cada um desses possui um potencial para irrigação de 117 hectares, num total de 250 kw de energia fornecida.

A CACHOEIRA E A VOÇOROCA

Cachoeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com