TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia México

Seminário: Geografia México. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7

México

Mapa do México

Aspectos Físicos:

Relevo: O território mexicano é predominante montanhoso. Entre cadeias montanhosas encontra-se uma região de planaltos. Existe também uma planície costeira e o deserto de Sonora. Ponto culminante do país: pico de Orizaba com 5.452 m.

Clima: O clima tropical está na maior parte, mas também há o árido tropical, de montanhas.

Hidrografia: O México não conta com grandes rios navegáveis. O rio mais importante do país é o Grande do Norte. As principais bacias do México são: bacia do Atlântico, a do Pacífico e os bolsões do planalto, que são bacias interiores desprovidas de drenagem organizada.

Vegetação: Ao sul encontram-se florestas exuberantes, com árvores valiosas como o magno e o cedro vermelho. Ao norte a cobertura vegetal vai se reduzindo, se tornando desértica nas planícies de Sonora, onde ainda há cactos e plantas gramíneas (vegetação chapanal).

Econômico

O México (cuja moeda é o peso mexicano) tem uma economia de livre mercado voltada para a exportação. Trata-se da segunda maior economia da América Latina (seu PIB, em 2007 foi de 1,249 trilhões de dólares e o PIB per capita foi de 7.700 dólares), ficando atrás somente do Brasil e a quarta economia do continente americano. No ranking mundial o México está em 12° lugar. A economia mexicana é feita de uma mistura de indústrias e sistemas agrícolas antigos e modernos, ambos cada vez mais dominados pelo setor privado. Em 2006, o México teve inflação de 3,8% e desemprego de 3,2%.

Hoje o México e o único país que faz parte da OCDE (Organização para a cooperação e o Desenvolvimento Econômico), mantêm tratados de livre comércio (TLC) com mais de 40 países, incluindo Japão, Israel, União Européia e diversos países da América Central e da América do Sul. Um TLC muito importante para o México é com o NAFTA (firmado com EUA e Canadá em 1.992 e posto em prática em 1.994). Pra se ter noção da importância econômica para o México da inclusão no NAFTA, em 2.006, aproximadamente 90% da exportações e 55% das importações eram negociadas com os parceiros do norte.

As bases da economia mexicana são: serviços, a indústria, o comércio, a agricultura e a exploração de minérios. São destaques da produção agrícola: frutas (morango, laranja, limão, abacate, manga, abacaxi, banana e melão), cereais (milho e cevada), feijão, cana-de-açúcar e algodão. A indústria mexicana se destaca nos setores automotivo (há fabricas da Volkswagen, GM, Ford, Honda, BMW, Nissan e Mercedes-Benz produzindo naquele país), petroquímico (Pemex), têxtil e papeleira, cimento (Cemex) e construção, alimentos e bebidas (grupo Modelo e FEMSA – a 2° maior envasadora de Coca-cola do mundo) e mineral (o país extrai ferro, zinco, cobre, chumbo, magnésio, prata – 3° maior produtor mundial-, mercúrio, enxofre e ouro). Os serviços (comércio, transporte, hotéis, telecomunicações, etc.) contribuem com cerca de 70% do PIB e empregam quase 60% da população economicamente ativa.

Político

Demografia: O México ocupa o lugar 11 em mundo e terceiro na América em termos de população, atrás dos Estados Unidos e Brasil. Segundo estimativas recentes, a população mexicana é de 106,7 milhões: 50,8% são mulheres e 49,2% homens.

Forma de Governo: O México é uma República Democrática, Representativa e Federal. Tem 31 estados livres e soberanos e um distrito federal, ou capital, sede dos poderes da Federação. Os governos estaduais e federais composta por três poderes: executivo, legislativo e judicial.

Citação de Peso – Dólar: Ter uma economia de livre mercado, o preço varia de peso diário. No entanto, a média de vários anos é de 13 pesos por dólar, aproximadamente.

Religião: O domínio Espanhol sobre os povos pré-hispânicos concluiu a chamada conquista espiritual. Desde 1522, os missionários franciscanos chegaram dominicanos e agostinianos, que realizou os primeiros passos na tarefa de evangelizar os nativos destas terras. Mais tarde, isso iria fortalecer a instituição religiosa na Nova Espanha. México ganhou sua independência em 1821 e manteve-se o catolicismo a religião dominante. Não foi até o final do século XIX, após o triunfo dos liberais sobre os conservadores, que estabeleceu a separação entre estado e igreja. México, de acordo com a Constituição que se aplica hoje, é um estado secular. Nas últimas décadas, têm mostrado um crescimento significativo e constante de igrejas evangélicas.

Fonte de pesquisa:

http://yasminenathaliamexico.blogspot.com.br/2008/02/aspctos-fsicos-do-mxico.html

http://www.infoescola.com/mexico/economia-do-mexico/

http://www.global.unam.mx/po/mexico/socypolitica.html

Índia

Mapa da Índia

Este é um mapa impresso em uma escala de 1:4,250,000.

Aspectos Físicos

O sul da Ásia possui três regiões topográficas: uma porção montanhosa localizada ao norte da Índia, formada pelas cordilheiras Himalaia (que possui algumas das montanhas mais altas do mundo), Karakorum (uma cordilheira que se estende por 500 quilômetros e fica entre o rio Indo a leste e o rio Yarkand a oeste) e Hindu Kush (segunda maior faixa de cordilheira do mundo, que se estende por 800 quilômetros a oeste e ao sul do rio Yarkland), todas com as suas encostas voltadas para o sul; a Planície Indo-Gangética, que corresponde ao local de maior concentração populacional da Índia; e o Planalto do Decã, na porção centro-sul. Ao sul das montanhas está a Planície Indo-Gangética. A planície é uma faixa larga de terras baixas e relativamente planas, situada entre as montanhas do Himalaia, ao norte, e os rios Narmada e Mahanadi para o sul. Esta planície aluvial foi criada pelos rios Indo, Ganges, Brahmaputra e seus afluentes, com o fluxo de muitos sedimentos vindos do Himalaia em direção ao mar. O Indo e seus afluentes correm para o sul e oeste para desaguar no mar Arábico, o Ganges e Brahmaputra e seus afluentes correm para o sul e leste para desembocar na Baía de Bengala. Tais características favorecem a agricultura, o que historicamente contribuiu para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com