TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Perguntas Necessárias

Tese: Geografia Perguntas Necessárias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  3.716 Palavras (15 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 15

MÓDULO:

GEOGRAFIA – 80h

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, leia pelo menos os livros da bibliografia básica:

1. Liste o máximo de assuntos ou itens de Geografia que qualquer pessoa precisaria saber para ter uma vida melhor.

Limites geográficos, meio ambiente, localização, economia, sociedade, cultura, elementos naturais, política

2. O que, e como, devemos fazer para que as crianças aprendam Geografia com mais prazer?

Trazer a realidade dos alunos, com filmes, noticiários, acontecimentos, tornar a geografia prazerosa, desenvolver projetos para que as crianças aprendam a conviver com essa violência, sem tornar-se violento, e demais temas, Cultura – músicas que pregam a paz, poesias, versos, prosa, Valores – importância da família, amizade, religião, usando como ferramentas as tecnologias

3. Por que muitas pessoas passam fome num país com um território como o do Brasil?

No Brasil poucos têm muito e muitos têm pouco, a fome no Brasil é um processo histórico, por diversos fatores: má distribuição de renda, maior parte da população não tem qualificação profissional, má distribuição de terras produtivas, a corrupção e a divida externa, tudo isto impede o desenvolvimento social.

4. O que a Geografia tem a ver com o homem?

O homem está cada vez mais presente no espaço, a geografia está presente em tudo, relação homem-natureza, ao mesmo tempo em que o homem constrói ele destrói.

5. Quando, onde e por que surgiram as ideias geográficas, ou seja, a Geografia?

Quando o homem sentiu necessidade de compreender o espaço a relação homem – natureza, e desvendar os mistérios da natureza.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica. O que faz e qual é a importância desse novo enfoque da Geografia?

A importância da geografia crítica, o homem interpreta da forma que ele entende e resolve da forma que ele quer.

7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com história, matemática, ciências e português.

Escola: Carlos D. Andrade

Professora Ana Cristina Souza

Duração da atividade: 4 horas-aula

[ X ] Ensino Fundamental [ ] Ensino Médio 4ª Série

Conteúdos: Mudanças no espaço geográfico, meio ambiente, destino correto para o lixo doméstico.

Disciplinas envolvidas: História, ciências, português e matemática

Tema: A paisagem Transformada

Justificativa: Levar os alunos a entenderem a maneira como diferentes culturas utilizam os recursos naturais, transformando-os em proveito próprio: nos meios rural e urbano, por meios de técnicas e rudimentares ou de avançados recursos tecnológicos.

Objetivo: Levar os alunos a entenderem o que desencadeou algumas mudanças em nossa paisagem, mostrando que estas transformações ocorreram com o decorrer do tempo e da necessidade que os homens tiveram de compreender o espaço, enfatizando que estas transformações foram necessárias, porém trouxeram alguns prejuízos para o meio ambiente, apresentar a importância de destinar o lixo domestico corretamente..

Áreas envolvidas: História, ciências, português e matemática.

Objetivos Específicos: Comparar a utilização dos recursos naturais entre os Índios e demais pessoas;

-Perceber as transformações das paisagens ao longo do tempo, perceber os diferentes ritmos de transformação de uma paisagem, em espaços distintos;

-Identificar os benefícios e os malefícios da evolução tecnológica na transformação das paisagens naturais;

-Discutir a degradação do meio ambiente por efeito dos fenômenos da industrialização e da urbanização;

-Discutir o destino dado ao lixo doméstico na localidade do aluno.

Metodologia: Trazer a discussão do tema apresentado um material que mostre uma paisagem transformada, levando os alunos a destacarem as transformações, anotando e discutindo as principais idéias levantadas pelos mesmos a respeito do tema, observando e interpretando as imagens, ler e interpretar textos apresentados pelo professor, discutir com os alunos o compromisso do aluno na conservação de seu meio ambiente, documentário sobre preservação do meio ambiente.

Recursos: livros, revistas, sulfite, vídeo, materiais coletados pelos alunos.

Avaliação: A Avaliação deve ser feita durante todo o processo de realização do trabalho por meio da observação do professor, baseada nos critérios estabelecidos, conjuntamente, no inicio. Durante o desenvolvimento

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Por que a Geografia pode ser a poesia e a terapia da vida?

Porque tudo que nos cerca é transformado de acordo com a necessidade humana. Inspirando nossos autores de poemas a escrever sentindo e olhando paisagens geográficas, transmitindo a quem lê o mesmo sentimento e visão do autor. Como diz o poema “memória” de Roseana Murray. E também sendo fácil compreensão ao aluno.

2. Observe e registre as transformações no espaço ocorridas na região que você nasceu ou na que você vive há mais de 10 anos.

Nasci em uma pequena cidade do interior, muitas coisas mudaram desde que sai de lá, há 40 anos, hoje a cidade já é asfaltada, já existe inúmeros comércios, transportes urbanos , hospital,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com