TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia. Perguntas obrigatórias para o dossiê

Ensaio: Geografia. Perguntas obrigatórias para o dossiê. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Ensaio  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 7

MÓDULO:

GEOGRAFIA – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

*Alimentação

*Combustível

*Construções

*Vestuário

*Clima

*Localização

*Água que consumimos

2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.

Pesquisa de campo,vídeos aulas,pesquisa na internet etc...

3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos, propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.

Para que consigam se localizar no espaço e ampliar sua percepção visual.Atividades pedagógicas:Passeio pelo bairro observando comércios,prédios públicos,vegetação, e ambientes.Depois fazer um desenho do que ela viu no trajeto.

4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.

Zona Rural:Região de um município que não integra a zona urbana é utilizada em atividades voltadas para as agropecuárias ou agroindustriais,podendo ainda ser de extrativismo,silvicultura,e conservação ambiental como as reservas florestais,demarcação de terras indígenas ou ainda áreas destinadas ao turismo rural,práticas de ecoturismo,entre outras aplicações.

Zona Urbana:Cidade,como conhecemos é definida pelo espaço do município destinado à construção devidamente regulamentada de moradias,indústrias,espaços públicos de lazer,vias de tráfegos de pedestres,veículos,entre outros.

5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

Das idéias de Ratzel surgiu a escola determinista,para a qual o meio determinava o homem.Paul Vidal de La Blache,Francês,definia o objeto de Geografia como relação entre homem e natureza,na perspectiva da paisagem.

A Geografia passou a ser ensinada por professores licenciados,com a influência de Vidal de La Blache.Essa Geografia tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva,buscando leis gerais sem envolver as relações sociais no processo.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

Milton Santos: O espaço é a ‘’morada do homem’’.Santos argumenta que é necessário discutir o espaço social,e ver a produção do espaço como objeto.Segundo ele,toda atividade produtiva do homem implica numa ação sobre a superfície terrestre,numa criação de novas formas.Entretanto,a proposta de Milton Santos é apenas uma das perspectivas da Geografia crítica,convivendo com outras,muitas vezes até antagônicas em alguns pontos,trazendo para a dialética e a diversidade para o interior da geografia crítica.

7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com a história, a matemática, a ciências e a língua portuguesa.

*Tema: Bacias Hidrográficas do Paraná.

*Objetivos Gerais: Conhecer a origem e nomenclatura dos rios.

Objetivo das matérias que serão trabalhadas:

*História: Pesquisar a história do rio e da sua nomenclatura.

*Matemática: Identificar a quantidade de bacias hidrográficas,afluentes,rios,calcular a extensão e a mata ciliar.

*Ciências: Conscientizar os alunos sobre a importância da água,seu ciclo e cuidados para combater a poluição.

*Língua Portuguesa: Pedir que as crianças façam uma produção de texto sobre o conteúdo e disponibilizar poemas sobre o assunto.

Metodologia:

°Roda de conversa para dar introdução ao assunto.

°Visualização de imagens e gravuras

°Trabalhar com

°Poemas,e texto sobre as bacias

°Fazer desenhos das bacias

°Produção de texto e história em quadrinhos.

Avaliação:

Será avaliada a participação,o interesse e o desempenho nas atividades.

UNIDADE 2

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) NO ENSINO DA GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Leia os livros indicados para a Unidade 1 e os PCNs, volume “História e Geografia”, e pesquise na internet, em outros livros e revistas, a fim de executar as atividades abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com