TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Populacional

Artigo: Geografia Populacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE o Brasil em (2013) possuía 201.032.714 de habitantes em uma área de 8.514.215,3 km², ou seja, uma densidade demográfica de 23,6 habitantes por quilômetro quadrado.

A ocupação humana é maior no litoral ou numa zona até 520 quilômetros. Isto se explica porque no início da colonização brasileira estas foram as primeiras áreas a ser ocupadas. Nesta área é forte a presença econômica da indústria, da agropecuária enquanto que no interior, além da última, é notável a mineração. Em Minas Gerais e em São Paulo a ocupação humana seguiu este padrão, determinada pela colonização original de portugueses. No Sul a ocupação foi mais lenta e contou com a ajuda de italianos e alemães, devido a estruturação determinada pelo governo para a ocupação da região.

No Norte do Brasil, ainda existem grandes vazios urbanos. A densidade demográfica é baixa em função da gigante interiorização e de grandes áreas ainda intocadas, como a ocupada pela floresta amazônica, na Região Norte.

Segundo as recentes estatísticas, Portugal contava com uma população de 10.566.212 habitantes em 2005. Com uma área de 92.391 km², o país apresentava uma densidade populacional média de 115 hab/km², ou seja, a 66.ª posição mundial. Entretanto, como acontece com a maioria dos países do globo, a população absoluta de Portugal não está distribuída regularmente por seu território — possuindo mais de 70% de sua população, ou mais de 7 milhões de habitantes, na Região litoral (região em que a densidade é bem maior do que 115 hab/km²).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com