TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia TICS

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUIBA – FALC

“O USO DAS TECNOLOGIAS DE INORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO”

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GEOGRAFIA

NOELI SILVEIRA GOMES

CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA

ITAQUAQUECETUBA

AGOSTO/2015

INTRODUÇÃO

Quando pensamos em TECNOLOGIA devemos saber que a mesma nada mais é do que a aplicação de um conhecimento, de procedimentos e recursos para a solução de problemas que aparecem em nosso cotidiano.

O professor deve buscar inovar em sua leitura e escritas diferentes de linguagens e utilizar as variadas técnicas de INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO para transformar a sala de aula em algo transformador, no qual irá proporcionar algo prazeroso em busca do conhecimento.

TICS – AS CARACTERISTICAS DE TECNOLOGIA

Durante a história da humanidade, o ser humano desenvolveu a necessidade de comunicação entre o mais variado grupo dentro da sociedade (cultura, social, politico, e etc.). Essa necessidade de comunicação ainda é existente até os dias atuais, porém com o surgimento da tecnologia existem alguns elementos que podem facilitar esses relacionamentos e a troca de conhecimentos.

Existem quatro características de tecnologias, sendo: Tecnologias da Comunicação,

Tecnologias da Informação, Tecnologias interativas e Tecnologias Colaborativas, a seguir irão entender de que se trata cada uma delas.

Tecnologias da Comunicação é necessária para propagar informação, ou seja, as mídias tradicionais do cotidiano das pessoas como, livros, televisão, revistas, rádios, etc.

As Tecnologias da Informação são as maneiras de reproduzir e veicular a informação que foi alcançada. Quando associamos a informação e a comunicação, logo encontramos novos rumos de aprendizagens e ambiente de interação de conhecimento.

A Tecnologia Interativa é a elaboração do emissor e do receptor, transformando os conteúdos de acordo com a cultura e a realidade em que se vive. Alguns exemplos de tecnologias interativas são os programas multimídias, tv a cabo, internet, etc.

E por ultimo as tecnologias colaborativas, que buscam facilitar a interação e comunicação entre as pessoas e o mundo, permitindo-lhe a realização de um trabalho sendo tanto em equipe como individual satisfatório, sendo que as diferentes linguagens proporcionam tipos variados de conhecimentos e transmissão de aprendizagens.··.

O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Hoje a tecnologia oferece ao professor recursos que podem tornar a relação de ensino-aprendizagem mais fácil e dinâmica em sala de aula, quebrando barreiras de tempo e espaço, oferecendo sempre algo novo que possa tornar o conhecimento algo agradável aos olhos dos alunos. Porém, na prática nem tudo é tão simples da maneira que aparenta, devemos lembrar que a tecnologia avança de maneira rápida e sua inserção e utilização nas escolas se dá de maneira lenta.

Já professor deve tornar-se um pesquisador, para trazer ao seu aluno algo novo a cada aula, sendo que através da tecnologia o professor pode buscar novas práticas pedagógicas, buscando transformar a informação em conhecimento.

O USO DA TICs NA GEOGRAFIA

A Geografia estuda as relações do homem com a natureza, através do espaço geográfico e da paisagem, buscando estabelecer as relações locais e universais.

A Geografia busca analisar as imagens presentes no cotidiano, que trazem expressões ou impressões diversas nas paisagens e nas suas representações direta e imediata para o espaço geográfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (276.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com