TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia: ciência da natureza e da sociedade

Artigo: Geografia: ciência da natureza e da sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Artigo  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Geografia: ciência da natureza e da sociedade

Geografia: ciência da natureza e da sociedade

A Geografia, atualmente, é considerada a ciência que estuda o espaço geográfico, ou seja, o ramo do conhecimento que busca compreender a dinâmica do espaço produzido e transformado direta ou indiretamente pelo ser humano.

Dessa forma, podemos considerar que a Geografia estuda a sociedade e a natureza, com o foco sobre a maneira com que essas se relacionam e o consequente processo de organização do espaço terrestre. O objetivo desses estudos é o de contribuir para a melhor maneira de se explorar os recursos da natureza, bem como desenvolver melhores formas de ser ver e melhorar as relações socioespaciais.

A definição acima apresentada não é consenso entre os geógrafos, tanto que, no passado, tal conceituação era bem diferente da atualmente utilizada. A própria etimologia da palavra “Geografia” (“Geo” = Terra; “Grafia” = Descrição) denuncia a sua premissa inicial: descrever os fenômenos da superfície terrestre. Em outras definições, ela é vista como o campo do conhecimento que visa ao estudo dos lugares ou à explicação sobre a diferenciação de áreas.

Em termos gerais, é muito difícil precisar o que a Geografia estuda e o que ela não estuda, isso porque ela é uma ciência horizontal, enquanto outras formas de conhecimento são do tipo vertical, ou seja, o que a diferencia dos demais saberes científicos não é o seu objeto, mas a sua orientação. O que confere ao estudo geográfico a sua especificidade é o seu categorial, que é o conjunto de conceitos que vão definir a orientação de seus estudos, dos quais se destacam: a paisagem, a região, o território, o lugar e as redes.

Dessa forma, os estudos geográficos debruçam-se sobre questões que estão relacionadas tanto com as ciências da natureza quanto com as ciências sociais, envolvendo temas como: o relevo, a representação do espaço (mapas), a formação das cidades, o meio rural, os territórios políticos dos Estados, as disputas regionais e territoriais, entre inúmeros outros elementos.

Portanto, o objetivo desta seção é elencar textos relacionados com esses inúmeros aspectos, dando um tratamento geográfico a temas que se aproximam da História, da Biologia, da Química e de outros saberes, conferindo a esses a especificidade da abordagem socioespacial.

Confira nossos textos e aprimore os seus conhecimentos sobre a Geografia!

Boa leitura!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com