TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia da Itália

Artigo: Geografia da Itália. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

Geografia da Itália

a) Relevo Italiano: A Itália está localizada no Sul da Europa, fazendo fronteira com os países Suíça, França, Áustria e Eslovênia. Na região central se encontram as montanhas, como a Cordilheira dos Apeninos; já na região costeira temos as planícies com presença de falésias e ao sul somente planícies. O ponto mais baixo da Itália é o Le Contane, com -3,44m de profundidade; e o ponto mais alto italiano é o Monte Branco, com 4808m de altura. Os principais recursos naturais encontrados são o carvão, o zinco, o potássio, o mercúrio, o mármore, o feldspato, o gás natural, o pedra-pomes e o petróleo. O país está situado no ponto de encontro das placas euroasiáticas e africanas, levando a uma atividade sísmica e vulcânica considerável. Existem 14 vulcões na Itália, três dos quais estão ativos: Etna, Stromboli e Vesúvio.

b) Hidrografia Italiana: Os rios italianos, por causa do relevo, são relativamente curtos. Turistas que percorrem a Itália se surpreendem, muitas vezes, com o leito praticamente seco de muitos rios no período do inverno, pois suas águas são desviadas para sistemas de abastecimento de água das cidades e pequenos lagos na área rural, para utilização na agricultura. Os principais rios da Itália são: Rio Pó (maior rio da Itália), Adige, Brenta, Piave e Tibre. Um dos principais problemas ambientais da Itália é a poluição em rios e costas, provocada principalmente por indústrias. Muitos lagos italianos, principalmente próximos aos Alpes na Lombardia, na região norte, são grandes atrações turísticas, recebendo milhares de visitantes todos os anos, especialmente no verão.

c) Clima Italiano: O clima da Itália varia de região para região. O norte da Itália (Milão, Turim e Bolonha) tem um clima continental, quando ao sul de Florença apresenta o clima mediterrânico, com verões tipicamente secos e ensolarados. O clima das áreas litorâneas da península é muito diferente do interior, particularmente nos meses de inverno. As áreas mais elevadas são frias, úmidas e frequentemente recebem a precipitação de neve. As regiões

litorâneas têm um clima mediterrâneo típico com invernos amenos e verões quentes, geralmente secos. Também a altitude influencia fortemente o clima e as temperaturas médias. Cidades meridionais como Potenza (na Basilicata), Campobasso (no Molise) ou Enna (na Sicília) têm invernos rigorosos e temperaturas médias bastante inferiores a outras localidades costeiras das mesmas regiões. Nos Apeninos, neva regularmente durante o inverno.

d) Vegetação Italiana: Prevalecem os bosques de azinheiro, sobreiro, as matas, em particular érica e medronheiro. No subsolo, encontram-se o viburno, samambaias e numerosas espécies de cogumelos. Nas clareiras ou nas margens dos bosques mais frescos, se encontram frequentemente cipós. Nas regiões mais próximas às torrentes, predominam as matas, tipo oleandro, os bosques de salgueiro vermelho e os bosques de amieiro. A vegetação muda de lugar para lugar. No sul e centro predomina a vegetação mediterrânea, nas regiões mais altas do Apeninos a vegetação de altitude e no norte as florestas temperadas (árvores de folhas caducas).

História da Ocupação da Itália

A história da Itália influenciou fortemente a cultura e o desenvolvimento social, tanto na Europa como no resto do mundo. Foi o berço da civilização etrusca, da Magna Grécia, da civilização romana, da Igreja Católica, das repúblicas marítimas do Humanismo, do Renascimento e do fascismo. Foi o lugar de nascimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com