TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia e fotografia

Por:   •  1/6/2015  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A atual realidade que permeia nossa sociedade globalizada nos oferece um grande numero de informações, que chegam até a nós a todo o momento, e é cada vez maior a velocidade com que temos acesso a estas informações, este fenômeno, causado principalmente pela mídia, tem modificado nossa noção de tempo, espaço, os dados do nosso conhecimento e nossa visão de mundo. Tal realidade tem influenciado nossas reflexões, os comportamentos, modo de pensar, de agir bem como a maneira de aprender. Isso se reflete na dinâmica da escola, da sala de aula, no papel da escola e do professor, exigindo que o docente adéque sua postura profissional e sua metodologia de ensino para atender as necessidades impostas por essa realidade.

Diante do contexto atual, o profissional da educação pode contar com vários materiais e recursos que estão a cada dia mais diversificados e de fácil acesso. Este trabalho tratará de alguns materiais e recursos disponíveis ao professor, para que ele possa promover o ensino significativo em sala se aula com abordagem na disciplina de Geografia.

O uso da imagem e fotografias como documentos

Imagens e fotografias são documentos que se relacionados com o texto assumem papel significativos facilitando a compreensão de um conteúdo ou conceito auxiliando assim a aprendizagem.

Ao levantar-se um estudo sobre determinado tema de geografia, o uso da imagem pode ser o ponto de partida do mesmo, isso levará o aluno a observar e elaborar hipóteses.

Escolher corretamente uma imagem ou fotografia é fundamental, pois ela deve ser coerente com os objetivos para que seja utilizada como recurso pedagógico. Preferencialmente, a imagem deve estar na visão obliqua e ser nítida para melhor observação dos detalhes.

Ao ler uma imagem ou fotografia pode relacioná-la com a linguagem cartográfica onde as noções de legendas, escalas, visão bidimensional, ponto, área e linha podem ser relacionadas com um esboço da gravura, destaque de seus fenômenos, ou contorno de objetos que estão presentes na imagem. Além disso, uma imagem por si mesma transmite a noção geográfica de um determinado lugar.

Varias imagens de um mesmo lugar em períodos deferentes podem revelar as mudanças ocorridas e os impactos delas.

Por exemplo:

Ao analisar imagens/fotografias é possível observar as paisagens, se são mais ou menos aglomeradas, se há cultivo de terras, presença de construções históricas, se houve mudanças, as permanências, as alterações, quais mudanças, se a área expandiu processo de ocupação... Para ampliar o estudo podem-se apresentar aos alunos outros documentos como mapas e relatos de moradores antigos entre outros.

O uso de imagens é um recurso imprescindível ao professor que deve saber orientar o aluno e organizar as informações para contidas nas imagens para assim poder associá-las aos conteúdos a fim de que o aluno sistematize o que esta aprendendo e organize suas idéias.

Ao ser sugerido ao aluno que este leia uma imagem ocorre a possibilidade de ele expressar sua cultura e o contato com outros referenciais amplia e transforma a sua realidade.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (150.7 Kb)   docx (104.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com