TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia econômica: Origem, perspectivas e temas relevantes

Por:   •  7/8/2018  •  Resenha  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 5

Instituto Federal do Pará

Resumo do Artigo:

Geografia econômica: origem, perspectivas e temas relevantes 

Diana dos Reis Pereira Carvalho

Francisco de Assis Veloso Filho

Curso: Geografia        Turno: Vespertino

Aluno: Nelson de Oliveira Freitas      Matrícula: 20160831015

Disciplina: Geografia econômica.

ORIGENS DA GEOGRAFIA ECONÔMICA (MODERNA)

                A visão geral das perspectivas da geografia economia, começando com, origem da disciplina, a evolução das perspectivas científicas e os temas relevantes, são identificados no artigo em questão.Sobre as origens da geografia econômica moderna, no final do séc. XIX, Karl Sapper ( 1866-1945 ) é um geógrafo econômico que destaca que a geografia econômica surge no século XIX a partir da necessidade de comerciantes e produtores que, precisando de experiência internacional e de conhecimentos das potencialidades econômicas das regiões estrangeiras, contribuíram para a elaboração de vários relatórios comerciais, e consequentemente para  a descoberta da Geografia Científica e da economia.

                A necessidade da indústria em adquirir matérias-primas e encontrar novos mercados para seus produtos fez com que conselhos econômicos câmaras de comércio e outras organizações investigassem aspectos econômicos, inclusive no exterior. Antes da discussão teórica sobre Geografia Econômica e as abordagens da produção, do comércio e do consumo houve observação econômica de todas as regiões da terra, quando exploradores oficiais e particulares dirigiram sua atenção para as potencialidades econômicas. Surgem assim os relatórios elaborados sobre as potencialidades econômicas das regiões.

                 Havia uma relação da geografia física e da geografia econômica W. Gotz situava o ponto principal nos fundamentos geográficos da economia, outros consideraram o papel do homem como um ser econômico, havendo quem considerasse a influência do homem sobre o meio. Sapper (1970), assim, afirma que a geografia econômica moderna aborda o relacionamento entre a atividade econômica humana e uma área com seus recursos naturais e se consolida no início do século XX; desenvolvendo outras especialidades: Geografia Produção, geografia do comércio, geografia do consumo e geografia dos transportes, com investigações regionais ou gerais. O objetivo do especialista em geografia física não era apenas descrever o grau em que o homem explorou as possibilidades do meio físico, mas também antecipar desenvolvimentos possíveis ou desejáveis impedindo a destruição dos recursos naturais conforme Sapper (1970).

                 Entende-se que a geografia econômica se consolida no século XX, pelo acumulo de informações econômicas de países, das condições físicas dos recursos naturais, pelo desenvolvimento das monografias de agricultura; dos negócios, e pelos fundamentos da geografia humana; pois as soluções aos priblemas desta, necessitava não apenas dos fatores da geografia física, mas também dos fatores sociais e culturais e políticos que exerciam efeito na economia.

PERSPECTIVAS DA GEOGRAFIA ECONÔMICA/INDÚSTRIA

              Há um movimento de renovação na geografia que origina uma abordagem econômico-social, nas décadas de 1930/40. O reconhecimento de certos fatos – comportamento dos mercados, eventos políticos, crises econômicas levou aos estudos sociais e econômicos com discussões sobre subdesenvolvimento, problemas econômicos, sociedades industriais e gêneros de vida. A idéia de homem apenas como habitante é modificada pela visão de produtor-consumidor.  A melhoria da organização do espaço e do bem-estar da população passou a tema de discussão. Nesse período, a geografia, juntamente com outras ciências, pôde oferecer o conhecimento necessário à utilização dos recursos da paisagem. Essa nova orientação foi chamada de geografia aplicada.

                 No âmbito da disciplina geográfica o ramo que trata da localização industrial (distribuição espacial das atividades econômicas), do planejamento regional e de áreas industriais é a geografia econômica/indústria. O objetivo da geografia industrial é a interpretação de diferentes padrões de distribuição, da escala local à terrestre, a consequente análise dos processos de implantação desse padrões e seus fatores determinantes e da instalação da estrutura técnica e financeira dos empreendimentos industrial, assim como suas relações com o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com