TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia física

Seminário: Geografia física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Seminário  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

eografia é uma ciência que que estuda o espaço humano em suas várias vertentes: física, biológica e humana.

A geografia também estuda a relação entre os aspectos físicos, biológicos e humanos do planeta Terra.

Os geógrafos estudam onde vivem os homens, onde estão as plantas e os animais, a localização dos rios, lagos, montanhas e as cidades, porque geografia significa descrição da Terra.

Os geógrafos utilizam as viagens, leituras, o estudo de estatísticas, mapas, para atualizar e aprofundar o conhecimento geografico. A geografia precisa das outras áreas do conhecimento, como a geologia, a historia, a física, matemática, astronomia, biologia e principalmente a ecologia para obter informações básicas para aprofundar suas informações.

O estudo da geografia já se inicia desde o jardim da infância e estende-se até a universidade, porque com este estudo já há o desenvolvimento do sentido de direção da capacidade de ler mapas, do tempo. Clima e dos recursos naturais.

O estudo da geografia tem quatro linhas de investigação principais; a localização de acidentes geográficos, a descrição das partes do mundo, a explicação da origem dos acidentes geográficos do globo terrestre e as relações espaciais entre os acidentes e as regiões onde se encontram.

Geografia física

A geografia física é a área da geografia que analisa a evolução, distribuição e interação de componentes naturais e abióticos, como por exemplo, os solos e a atmosfera.

Esta segmentação da geografia abrange áreas como a geomorfologia, ecogeografia, climatologia e geo-hidrologia. Está intimamente relacionada com a geografia humana.

Geografia humana

A geografia humana consiste na ciência que estuda as relações espaciais estabelecidas entre o ser humano e o seu meio físico envolvente. Esta área de debruça sobre temas como a economia, demografia, meio ambiente e urbanização.

Esta área da geografia foi criada graças à contribuição do geógrafo e etnólogo alemão Friedrich Ratzel.

Geografia crítica

A geografia crítica (ou geocrítica) é uma doutrina de pensamento que redefiniu a geografia, descrevendo-a como uma ciência não neutra, mas capaz de ser usada para fazer uma crítica radical de uma sociedade capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com