TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia o Brasil

Por:   •  20/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SALOMÃO MATOS

DIRETOR: JOSÉ BARBOSA

SÉRIE: 3ª

TURMA: M3MR01

TURNO: MANHÃ

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

PROFESSOR: JARDES ASSIS

DEHMY JEANNY PEDROSA DE BARROS

ATIVIDADE

SALVATERRA/PA

2014

DEHMY JEANNY PEDROSA DE BARROS

ATIVIDADE

Pesquisa apresentada à Escola Salomão Matos como requisito parcial para a conclusão da 1ª avaliação de Filosofia. Professor Orientador Jardes Assis.

NOTA: _________

OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SALVATERRA/PA

2014

INTRODUÇÃO

O Brasil é um país que possui grandes contrastes regionais, tanto em relação aos aspectos naturais, quanto aos relacionados ao homem.

As disparidades econômicas surgem principalmente no momento em que a industrialização do país já se encontra avançada, com sua concentração geográfica no Centro-Sul.

A primeira divisão do Brasil em grandes regiões, levou em consideração os critérios físicos. Mas somente após a criação do IBGE, é que surgiram divisões regionais oficiais do pais, a qual a atual apresenta alguns pontos falhos e benefícios ao país, os quais serão apresentados no questionário a seguir.

Atividade:

1ª- Como é a divisão oficial do Brasil em regiões segundo o IBGE?

R: O Brasil é dividido em cinco regiões, Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, em que se é levado em consideração somente os aspectos naturais, tais como, clima, relevo, vegetação e hidrografia.

2ª- Quais são as três regiões geoeconômicas do Brasil? Defina sucintamente cada uma delas.

R: Nordeste, Centro-Sul e Amazônia.

A região Nordeste foi a primeira do Brasil a ser colonizada, sua região geoeconômica compreende uma área que vai da parte leste do Maranhão até o norte de Minas Gerais. Se tornou centro econômico do país durante os 3 primeiros séculos , devido principalmente ao ciclo da cana-de-açúcar introduzido pelos colonizadores. Essa região abrigou a maioria da população do Brasil colônia.

  A região Centro-sul do Brasil envolve os estados de Goiás, o sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, quase todo estado de Minas Gerais e ainda Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi o segundo centro econômico do Brasil, devido o ciclo da mineração, ciclo do café e a industrialização na década de 30. Ainda hoje a região mais populosa, urbanizada, desenvolvida economicamente e que apresenta os maiores contrastes sociais.

  A Amazônia abrange mais da metade do território nacional, no qual a natureza ainda é predominante. É a região mais esquecida do território brasileiro. Teve uma breve importância durante o ciclo da borracha, sendo lembrada somente a parti dos anos 50.

Hoje é bastante procurada por investidores nacionais e internacionais.

3ª- retome o mapa da página 236, referente à divisão regional oficial do Brasil estabelecida pelo IBGE, para responder as seguintes questões.

  1. Quais os pontos falhos desta atual divisão?

R: A divisão oficial do Brasil realizada pelo IBGE, apresenta muitos problemas, como por ser muito antiga, já que é utilizada desde a década de 40, sua divisão abranger regiões muito grandes, o que aumenta as diferenças do próprio território e por adotar como critério os aspectos naturais, pois as paisagens de uma regiões não mudam exatamente nos limites interestaduais.

  1. Considerando a questão do planejamento, de projetos e investimentos realizados no país pelo poder público e de acordo com o que foi discutido em classe, em sua opinião, o fato de o IBGE basear-se nessa divisão para coletar e tabular dados estatísticos acarreta algum prejuízo ao país?

R: Não. Pois o censo do IBGE facilita na obtenção de informações das diversas regiões do Brasil, como população, território, economia, entre outros, o que resulta no benefício do país.

4ª- Compare a divisão regional estabelecida pelo IBGE com as regiões geoeconômicas e responda:

  1. Em que elas se diferenciam?

 R:Diferentemente da regionalização estabelecida pelo IBGE, que divide o Brasil em 5 regiões, Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, utilizando critérios naturais (clima, relevo, vegetação, hidrografia), a regionalização geoeconômica proposta por Pedro Pinchas Geiger, divide o país em 3 regiões, Nordeste, Centro-Sul e Amazônia, levando consideração características histórico–econômicas, ou seja, os aspectos da economia e da formação histórica e regional do país.

b)Na sua visão, as regiões geoeconômicas são mais condizentes com a realidade nacional? Justifique sua resposta.

R:  Sim. Pois apesar de apresentar grandes diferenças da regiões, possuem importantes características comuns no seu interior. E por ter como base os aspectos da economia e da formação histórica e regional, é que essa divisão se aproxima mais de realidade do país. São mais uteis numa abordagem de conjunto, os limites de cada complexo regional, não coincide, totalmente com os limites estaduais, além de que ela é mais eficaz para se entender as ligações entre os diversos territórios brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com