TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geomorfologia Em São Luís-MA

Exames: Geomorfologia Em São Luís-MA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Laguna da Jansen

A Laguna da Jansen nos últimos anos vem sofrendo muito com o processo de eutrofizaçâo devido a urbanização causada pela explosão imobiliária. O processo de eutrofização consiste no acúmulo de matéria orgânica localizado no fundo de suas águas .

Laguna da Jansen atualmente.

Esses dejetos (esgoto doméstico, fertilizantes agrícolas, etc.) são despejados em nossa laguna não só por falta de consciência dos cidadãos, mas principalmente por falta de saneamento básico, que praticamente é inexistente em São Luís.

Para solucionar tais problemas da laguna, o mais prático seria dragar todo o esgoto do fundo.

Na década de 1990, a laguna já encontrava-se poluída, quando então foi iniciado o Programa de Saneamento e Recuperação da Laguna da Jansen, com o objetivo de recuperar suas características naturais, entretanto, não ocorreu. Alguns anos depois o projeto foi retomado e realizado por etapas, porém o que se viu foi somente mudanças paisagísticas e urbanistas.

Utilizando-se de “microorganismos eficientes”, recentemente, o projeto Piloto de Descontaminação da Laguna da Jansen foi utilizado, porém, ainda não temos resultados visíveis.

Os projetos de recuperação da Laguna têm que continuar, porém, precisa de agilidade e principalmente de um saneamento básico, pois de nada adiantará tudo isso se constantemente dejetos são despejados alí.

Como existiam poucos prédios e residência, na década de 1990,

a Laguna da Jansen não encontrava-se muito poluída.

Abrasão Marinha

A abrasão marinha, é um processo de erosão causada pela água do mar.

Na praia Ponta D’Areia, essa erosão fica bem clara quando observamos as construções que a cercam. Praticamente toda a margem dessas ruas, calçadas, etc., estão destruídas pela ação do mar como mostra a imagem abaixo.

Espigão Costeiro

Para conter tal processo erosivo na área, o Poder Público construiu um Espigão Costeiro, com a finalidade de recomposição da faixa de areia alcarreada pelo mar e pelo vento através represamento dela (a areia).

Falésias

Falésias são paredões rochosos que vão de encontro ao mar. Elas são resultados de processos erosivos naturais, causadas pelas mudanças nas condições climáticas que ocorrem há cerca de milhões de anos.

Semente de mangue Siriba

Conhecido também como siribeira ou mangue- branco é uma semente diferente, parecida com um pequeno galho, porém ele é bem verde e tem a ponta marrom.

Restingas

Faixas de solo arenoso e salino, paralelos às costas litorâneas, área de depósitos de areia e sedimentos.

Marmitas

São buracos causados pela erosão marinha na rocha de origem.

Formação Barreira

A parte litoral em que essa formação ocorre é intensamente povoada. É usada constantemente na extração de bens minerais, bem como água subterrânea, esses usos têm exigido melhor conhecimento dos seus diversos aspectos.

Origem das praias

Originam-se do trabalho erosivo do mar e do vento nas falésias.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »