TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Tese: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1

Durante meados do século XIX, Marx e Lênin estudaram exaustivamente a categoria Formação Econômica e Social na Europa; e Santos (1977) a estudou no século XX. Todos os autores chamam atenção para a dificuldade de se compreender a formação das dinâmicas sociais que criam e transformam as formas. Estas, no entender dos autores, organizam-se muito antes do momento em que atuam sobre o espaço, desconsiderando o fator histórico que ele representa, sendo aliadas à história local fundamentada na compreensão da realidade a serviço do homem. Portanto, não é possível ignorar o elemento espaço e sim analisá-lo em profundidade, pois esta relação representa a noção de formação socioespacial.

A partir deste enunciado e das leituras indicadas até agora, explique o papel do espaço geográfico aliado ao papel da sociedade no que representa as formações socioespaciais. Elabore um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, citando todas as suas fontes de pesquisa além do livro didático e dos vídeos indicados no EVA. (5,0 pontos)

O espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da historia, que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares.

Constata-se que o espaço geográfico não é estático, pois até mesmo a deterioração de um edifício ou monumento é considerada uma alteração do espaço e automaticamente da paisagem, por isso as mudanças são contínuas e dinâmicas. O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história.

O espaço geográfico é o contínuo resultado da s relações socioespaciais. Tais relações são econômicas ( relação sociedade-espaço mediatizada pelo trabalho), políticas ( relação sociedade – Estado ou entre Estados – Nação) e simbólico-culturais ( relações sociedade-espaço via linguagem e imaginário). A força motriz destas relações é a ação humana e suas práticas espaciais. Constantemente as relações socioespaciais são contraditórias, pois revelam diferentes projetos espaciais. No campo econômico, por exemplo, verificamos a exploração do homem pelo homem, dos detentores dos meios de produção e dos vendedores de força-de-trabalho.

Para concluir o espaço geográfico é reflexo e condição para as relações sociedade\espaço.

Fontes: livro didático Socioeconomia e Geopolítica.

Apostila da USP.

Revista Escola.

Questão 2

Um mundo multipolar em blocos é uma tendência de estabilidade do Sistema Internacional contemporâneo. Neste sentido, aponte pelo menos 5 (cinco) destes possíveis blocos ou grandes países que fariam parte deste sistema, justificando a sua escolha. Você pode pesquisar em outras fontes além do livro didático e do EVA, citando as fontes utilizadas. (5,0 pontos)

O sistema multipolar contemporâneo (ou sistema multiblocos)

Alguns autores, baseando-se na proliferação das armas nucleares, na dispersão das potencialidades atômicas e na importância do elemento econômico no contexto do Poder, concluíram que a bipolaridade contemporânea suscitou um ambiente internacional policêntrico (Stanley Hoffman, 1970), ou que o modelo bipolar surgido depois da Segunda Guerra Mundial deu lugar a um modelo pentagonal (Silviu Brucan, 1977). Tudo isso fez com que o sistema internacional se tornasse o mais descentralizado da história moderna.

A crescente dispersão do potencial nuclear por Estados de considerável importância econômica e estratégica é um fator relevante para a formação de novos espaços (blocos). De resto, foi com base neste fator e na proliferação de organizações regionais e sub-regionais, e partindo de uma análise histórica, que Herman Kahn e Anthony J. Wiener (1972) profetizaram que, no ano 2000, o mundo estaria dividido numa série de blocos. Segundo eles, os seguintes grandes blocos são plausíveis: a) Bloco Norte-Americano (ou Estados Unidos - Atlântico Norte, ou Estados Unidos –Atlântico -Pacífico); b) Bloco Europeu (mais provavelmente as nações da CEE, talvez incluindo outros Estados); c) Bloco Latino-Americano; d) Bloco Soviético; e) Bloco Africano; f) Bloco Árabe; g) Bloco Indiano; h) Bloco Chinês.

Os seguintes blocos menores também poderão facilmente existir, ou ser considerados desejáveis: j) Bloco Balcânico; l) Série Sulina (Turquia, Afeganistão, Paquistão); m) Bloco Malásia-Indonésia-Filipinas.

A evolução do sistema mundial de poderes nas últimas duas décadas é, simultaneamente causa e efeito da modificação política e geográfica do mundo, pois a paisagem geopolítica do chamado mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com