TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Trabalho Universitário: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  2.058 Visualizações

Página 1 de 5

1.

A charge acima foi publicada no site do escritor, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes. Para o autor do desenho, a globalização é um processo:

a) Assimétrico, na medida em que permite melhor e mais justa distribuição da riqueza mundial;

b) Simétrico na medida em que permite maior interação econômica entre as mais distantes regiões do planeta;

c) Assimétrico, uma vez que aprofunda o abismo entre nações de diferentes níveis de desenvolvimento econômico;

d) Regional na medida em que fortalece a posição das nações do hemisfério sul enfraquecendo geopoliticamente as nações do hemisfério norte;

e) Integrador, uma vez que favorece os países pobres em detrimento das nações mais desenvolvidas.

Justificativa: Acho que a resposta é a c, porque a globalização proporciona amplo desenvolvimento econômico para alguns países, sobretudo aqueles que já possuem uma economia forte e consolidada. Por isso, os países são divididos de acordo com o nível de desenvolvimento econômico possuído.

2. Analise o fragmento do texto com atenção:

"Uma das características do processo de globalização é a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente."

Tal aspecto do processo de globalização se enquadra mais especificamente dentro do conceito de:

Alternativa I. - Produção horizontal flexível;

Alternativa II. - Aldeia Global;

Alternativa III. - Abertura Comercial;

Alternativa IV. - Integração regional;

Alternativa V. - Internacionalização do capital.

a) Apenas a alternativa II está correta;

b) Apenas a alternativa III está correta;

c) Apenas a alternativa I está correta;

d) As alternativas I e III estão corretas;

e) As alternativas I, II e III estão corretas.

Justificativa: Acredito que esteja certa a alternativa a, porque a globalização também proporciona a integração de diversas culturas e não apenas do comércio. Essa integração cultural, que antes não era comum, se torna comum a partir do desenvolvimento da globalização.

3. Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política se deu a partir:

a) Da publicação das obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média ou da época moderna, que se ocuparam em escrever, por exemplo, sobre a dimensão espacial da política -- tal como, por exemplo, a respeito do tamanho e da localização do território, ou a ênfase na importância da geografia ou ainda sobre a localização e a defesa da fortaleza do príncipe.

b) De 1945 quando passa a se preocupar com a chamada escala macro ou continental/planetária: a questão da disputa do poder mundial, que Estado é uma grande potência, qual a melhor estratégia espacial para se atingir esse status, etc.

c) De meados dos anos 1970 em que a geopolítica sai do ostracismo e volta a ser novamente estudada agora, como "um campo de estudos", uma área interdisciplinar enfim (tal como, por exemplo, a questão ambiental).

d) Da publicação das obras do general alemão Karl Haushofer que acabou por popularizar a geopolítica, devido às circunstâncias (ligações, embora problemáticas, com o nazismo e possível contribuição indireta para a obra Mein Kampf, de Hitler), tornando-a tristemente famosa nos anos 1930 e 40, em especial através da sua Revista de Geopolítica [Zeitschrift für Geopolitik], editada em Munique de 1924 a 44 e com uma tiragem mensal que começou com 3 mil e chegou a atingir a marca dos 30 mil exemplares, algo bastante expressivo para a época.

e) Da publicação da obra Politische Geographie (Geografia Política), de Friedrich RATZEL, publicada em 1897. Com Ratzel inicia-se um estudo sistemático da dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do Estado era o principal objeto de preocupações.

Justificativa: Está certa a afirmativa e, porque foi Ratzel um dos primeiros autores que estudou a dimensão geográfica da política.

4. Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafos e sim estrategistas militares. Consequentemente, a preocupação básica da geopolítica clássica nunca foi de um conhecimento (geográfico e/ou científico) sobre um aspecto da realidade (a dimensão espacial da política) e sim de estabelecer bases para que o “seu” Estado se fortalecesse no cenário internacional. A geopolítica logo se expandiu, tendo encontrado um clima propício no período pré e entre guerras da primeira metade do século XX. Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, podemos afirmar o que “clima propício” para esta expansão refere-se a:

I - Característica essencial da política internacional do “modelo westphaliano”, do período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com