TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Casos: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  287 Visualizações

Geopolítica

A geopolítica é a disciplina que busca entender as relações que existem entre o poder político nacional e o espaço geográfico. Ela associa-se aos assuntos que envolvem relações internacionais, acordos diplomáticos e toda tipo de conflito entre países, culturas ou disputas territoriais. O conceito de geopolítica e a sua distinção em relação à geografia política ainda é motivo de conflitos e debates entre cientistas sociais de várias áreas.

A redefinição de fronteiras na Europa e da expansão das nações europeias fez com que a Geopolítica se desenvolvesse e assim ela ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo.

Podem-se destacar as pesquisas realizadas pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844-1904), responsável pela criação do determinismo geográfico e da Teoria do Espaço Vital. Ratzel ajudou a criar uma Geografia Alemã que se propôs em explicar as conquistas territoriais da Alemanha. Porém quem criou o termo Geopolítico foi o sueco Rudolf Kjellén (1864-1922) em 1916. Ele procurou estabelecer relações entre os acontecimentos políticos e os aspectos geográficos.

Hoje, a geopolítica é considerada como uma frente teórica que compreende o território e as suas políticas, não apenas no plano externo como também nas questões internas a um determinado Estado-nação.

O termo geopolítico não é utilizado apenas para apresentar alguns dos temas atuais e os principais conflitos internacionais, mas contextualizar esses acontecimentos de forma crítica e engajada com teorias científicas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com