TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica Regionalização

Dissertações: Geopolitica Regionalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 9

para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Surgiu a partir dos resultados de uma pesquisa de campo. Essa pesquisa, que gerou as bases para o desenvolvimento dos movimentos relações humanas, ficou conhecida como os experimentos de HAWTHORME. O objetivo principal dessa pesquisa consistia em verificar os efeitos da iluminação no local de trabalho. Os resultados da pesquisa, toda vez que se aumentava a intensidade da luz. A produção aumentava. E quando diminuía a luz também aumentava a produção. E a partir desse momento, começa-se a se questionar a importância de aspectos técnicos e assim valorizar as questões relacionadas ao meio ambiente de trabalho.

Mayo e seus colegas, então, chegaram as seguintes conclusões, que serviram de base para relações humanas.

• A integração social do individuo é fator determinado de seu nível de produtividade;

• O comportamento do individuo é determinado pelas normas de funcionamento do grupo que pertence;

• As organizações são compostas por diferentes grupos informais, que não coincidem com sua estrutura formal;

• Uma supervisão mais cooperativa e preocupada com os trabalhadores aumente a eficiência organizacional.

ABORDAGEM QUATITATIVA DA ADMINISTRAÇÃO

A escola quantitativa utiliza técnicas matemáticas e estatística para analise de modelos complexo, de forma a auxiliar a solução de problemas organizacionais. Para essa abordagem, portanto, a maioria desses problemas pode ser modelado quantitativo.

Dividindo ela em três grandes corrente:

Pesquisa operacional, Gestão de operação e Gestão de sistemas de informação.

A pesquisa operacional ela consiste em nas aplicações cientifica na modelagem matemática e estatística, a problemas complexos para auxiliar o processo de tomada de decisões gerencias para a tomada de decisões. O modelo de pesquisa operacional oferece aos administradores uma forma sistemática e cientifica de resolução de problemas em ambientes complexos e situações caracterizadas pela incerteza e conflito encontrados.

Gestão de operações é uma sub especialização da escola quantitativa. Ela tem como enfoque a operação e o controle do processo de transformação de matérias, trabalho e capital em produtos e serviços. Entre as principais áreas de estudo de gestão de operações destacam-se: planejamento de capacidade e localização, a organização espacial do ambiente de trabalho, o planejamento de necessidades de materiais, a gestão de estoques, o planejamento de produção e controle de qualidade.

Os sistemas de informações gerenciais com a função de monitorar as informações e selecionar apenas aquela que tem potencial para tornar se uma informação gerencial. A importância dos SIGS torna-se mais relevante na atualidade, em face do gigantesco volume de informações a que todo gestor esta sujeito no seu dia a dia.

As técnicas matemáticas usadas assim como a não consideração do fator humano, são apresentadas como a principal limitação dessa abordagem. Em geral é possível afirmar que existe uma distancia, considerável entre as teorias do modelo e a complexidade dos problemas de fato enfrentados pelos administradores.

2. ESTUDO DE CASO

2.1. Perfil da organização

.

2.1.1. Denominação

A empresa de transporte turismo ETT-, no cadastro de pessoa jurídica a empresa assume nome de ETT-EMPRESA DE TRANPORTE TURISMO tem como principal atividade, prestar serviço de transporte para toda classe social que a necessita. Registrada assim desde 1969, que iniciou suas prestações de serviço em 1985 que se localiza desde sua função na Rua Estrada Cabreúva, 160 - Vila Silviânia Carapicuíba –SP. Localizada na região comercial da cidade, onde tem maior circulação de pessoas, com acesso rodoviário e estação de Trens. Onde é composta basicamente por pessoas de Carapicuíba e cidades próximas que frequentam a região central da cidade, para usufruir do transporte.

A cidade de Carapicuíba com necessidade de transporte público para melhor locomoção de sua população, respectivamente segundo IBGE de 2010. Uma população estimada 2013, 387.788. Com uma densidade demográfica (hab. /km²) 10.698,32. EMPRESA DE TRANSPORTE TURISMO-ETT, possui em média de 814 colaboradores que executam tarefas padronizadas, aplicando treinamentos de direção e atendimento ao público, execução de tarefas com melhor rapidez possível. Além de uma equipe altamente capacitada, a ETT mantém sua frota alinhada a padrões de qualidade, realizando manutenções preventivas e corretivas com técnicos especializados.

2.1.2. Produtos e força de trabalho

. A força de trabalho é formada pelo presidente geral e vice-presidente e ocupadas por 814 funcionários alguns com mais tempo de casa. Entre os pontos fortes da prática de gestão adotada, pode-se destacar: o Planejamento e a Rotatividade do colaborador que é muito bem praticada na organização. Os Treinamentos da empresa são externos a empresa oferece todo apoio para bom aperfeiçoamento de sua equipe.

Na Divisão do trabalho todos colaboradores possuem conhecimento sobre os processos, porém cada um na sua área, Além de equipes responsáveis por esse trabalho, os sistemas informatizado facilita esse trabalho e o desempenho dos demais.

2.1.3. Mercados e segmentos

A ETT Carapicuíba é uma empresa de transporte coletivo municipal e intermunicipal. Seu publico alvo se situa na cidade de Carapicuíba atendendo com objetivo todas as pessoas que a necessita.

2.1.4. Concorrentes e aspectos relevantes

• Empresa Benfica BBTT

• Del Rey, Viação Osasco,

• Intervias Raposo Tavares

2.1.5. Fornecedores e matérias-primas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com