TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão das Águas no Brasil: Reflexos, Diagnósticos e Desafios

Por:   •  26/4/2018  •  Resenha  •  3.642 Palavras (15 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA CIMBA

CURSO DE GEOGRAFIA

                 

Gestão das Águas no Brasil: Reflexos, Diagnósticos e Desafios.

                                                                           Wilson Cabral de Sousa Júnior

Araguaína

2017

Referencia:

JUNIOR, Wilson Cabral de Sousa. Gestão das Águas no Brasil: Reflexão, Diagnostico e Desafio, IEB, São Paulo, 2014.

Resenhado por: Dinalmy Fernandes de Sousa

(Nome do aluno)_____________________________

Wilson Cabral de Sousa Júnior, oceanógrafo, mestre em Sensoriamento Remoto (Inpe) é doutor em Economia Aplicada (Unicamp), com tema “ gestão dos recursos hídricos”. Desde 1994 está envolvido com a questão das águas, atuando diretamente em comitês hidrográficas e coordenando projetos temáticos envolvendo Infra-Estrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, junto á Finep, ao Fehidro e outros.

O ilustre autor na sua obra Gestão das aguas no Brasil: Reflexões, Diagnósticos e Desafios, traz para o campo da Geografia uma rica contribuição no que se refere à utilização sustentável da água. Ele, apresenta algumas características que tem influenciado para a degradação sustentável da mesma. Para Junior o crescimento desenfreado da população, o desperdiço de agua e o avanço da industrialização próximos aos rios, vem provocando uma drástica poluição, tanto no ar, mesmo não sendo uma das preocupações centrais do autor, como também nas aguas.

O seu complexo e ao mesmo maravilhoso livro está dividido em cinco capítulos. Todos eles apresentando discursões que influenciam e fazem refletir sobre a utilização da agua e dos novos recursos sustentável, que o autor chama de “gestão das aguas”. Junior problematiza sobre a falta de participação da sociedade civil sobre os debates dentro das instituições hidrográficas. O autor após identificar alguns pontos que limita o desenvolvimento efetiva da gestão participativa da agua, o mesmo apresenta possibilidades que podem reverte tais situações.

No primeiro capitulo, Sociedade Civil: Caracterização e Atualidades, Junior apresenta alguns ilustres autores da antiguidade que volveram suas analises para compreender o cotidiano da sociedade civil. No segundo, Gestão das aguas no Brasil: aspectos institucionais, e no terceiro capitulo, Gestão das aguas no Brasil: aspectos econômicos, o autor aprofunda suas analises no que ele denomina como gestão das aguas, tidas como: as participações sociais no processo de institucionalização da gestão, as bacias hidrográfica, os avanços da sociedade civil, as questões econômicas do Brasil e o embate sobre duas grandes potências, a sociedade civil e o crescimento da industrialização. No quarto capitulo, participação social e a “indústria das aguas”: estudo sobre o modelo inglês de gestão hídrica, o autor, apresenta alguns modelos internacionais sobre a utilização da agua, além disso, traz os resultados e alguns dados referentes à pesquisa organizacional da gestão da água. E por último e não mais importante, no capitulo cinco, Diagnostico e futuro das aguas no Brasil, Junior apresenta algumas hipóteses sobre o futuro da agua no Brasil.

 Na sociedade contemporânea ainda permanece o imaginário de que a água sempre estará presente nos rios e lagos. Segundo o autor, as narrativas de que os recursos naturais renováveis, abundantes e presentes da água, que foram formado por uma sociedade que estava em processo de transição da modernidade para a contemporaneidade, já não serão sustentas no tempo e no espaço. Esses pensamentos foram desconstruídos por alguns geógrafos a parti do momento que voltaram suas analises para a sociedade e como a mesma estava utilizando a água.

Segundo Junior o crescimento demográfico, os usos intensivos das águas e o aumento da poluição, estão provocando uma reavaliação sobre a utilização intensiva dos recursos naturais. Nesse sentido, o autor abre espaço para a discussão sobre a utilização dos recursos hídricos e a implementação de novos instrumentos de gestão, além, é claro, de uma maior participação da sociedade civil no processo da reorganização do uso e do aproveitamento das águas.

Seguindo a linha de analises do livro, Junior apresenta e problematiza alguns autores tais como: Platão, Aristóteles e Políbio, que trouxeram um rico debate referente ao funcionamento do governo e suas formas de julgamento exercido na época. Esses três pensadores influenciaram na formação do que os historiadores chamam hoje de Monarquia, Aristocracia e Democracia. Para a consolidação da sociedade civil, Junior buscou analisar Bodin e Hobbes, o primeiro autor apontando a diferenciação entre estado e governo e o segundo buscou compreender a distinção entre a esfera publica e privada. Os dois autores, segundo Junior, mesmo apresentando narrativas diferentes, os mesmos estão em torno da ideia de compreender como a sociedade Civil se formou no tempo e no espaço.

Outros pensadores utilizados por Junior para contribuir no debate referente à sociedade civil foi Rousseau e a sua obra o contrato social, apresentando ideias de igualdade e liberdade em uma época de transição da sociedade clássica para sociedade moderna. O contrato social foi uma tentativa de rompimento com as atitudes de um governo monárquico. Outro importante autor foi Hegel e a sua rica percepção teórica referente à transformação da sociedade Europeia no século XVI, segundo o autor os grandes acontecimentos como: Revolução Francesa, a Reforma Protestante, o Renascimento, e a Revolução Industrial, contribuíram para a “libertação” do indivíduo de um sistema Feudal para o capitalismo. Junior não deixou de analisar a belíssima obra de Gramsci e a sociedade Civil. Gramsci foi um dos autores que criticaram o sistema totalitarista, buscou compreender as característica econômicas e as suas estratégias utilizadas pelo governo da época para uma efetiva dominação política liberal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com