TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Compreensões e reflexões sobre os desafios da prática docente reflexiva

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

Compreensões e reflexões sobre os desafios da prática docente reflexiva

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Prática de Ensino”, sob orientação do professor-tutor (a): Marciene Reis

Campinas - São Paulo

SUMÁRIO

  1. Introdução         03
  2.  Projeto de ensino aprendizagem..................................................................................04
  3. A freqüência em um espaço de aprendizagem infantil ............................................05
  4. Possibilidades de atuações didática............................................................................06
  5. Possibilidades de apresentação do conteúdo letivo aos alunos................................06
  6. Considerações Finais ..................................................................................................07
  7. Referências .................................................................................................................08

  1. Introdução

Neste trabalho iremos apresentar a disciplina de didática e prática de ensino e sua importância para a educação, buscaremos demonstrar todo processo para a elaboração de um plano de aula.

Buscaremos também demonstrar a importância da formação do professor na aplicabilidade da aula para que a mesma seja prática, objetiva e de fácil compreensão, assim como a necessidade da sua formação continuada para que o educador possa transformar o educando em sujeito autônomo, critico e capaz de pensar por si próprio.

  1. Projeto de ensino-aprendizagem: Identidade

Publico alvo: Crianças com aproximadamente com idade de 3 a 4 anos

Justificativa fundamentação teórica: É importante que os alunos, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as relacionadas à sua história. Concentrando-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele biológico, afetivo, social ou familiar. Portanto, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.

Objetivos gerais e especifico: compreende que cada pessoa tem sua própria característica, terão noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida; Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental; Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo; Valorizar o corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental; Estabelecer uma relação com a sociedade; Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe; Conhecer seus antepassados; Identificar tipos de moradia e formas de construções; Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.

 Cronograma: quatro meses de trabalho.

Desenvolvimento ações: Coletar dados por meio de pesquisas e observações; Organizar rotinas de práticas conservação da saúde; Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida; Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social; Montar painéis; Construir cartazes; Confeccionar fantoches; Elaborar com os alunos regras de higiene; Desenvolver atividades lúdicas; Organizar entrevistas e pesquisas; Registrar experiências vividas pelo grupo. Aprender a usar e proteger os órgãos dos sentidos; Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde, sua família, seu lar e todas as diferenças; Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente; Trocar efetivas experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social; Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;

  1. A frequência em um espaço de aprendizagem infantil

Pesquisa realizada entre alunos do ensino infantil (3 a 4) anos, do colégio múltiplo em campinas.

A professora exerce uma relação de respeito e amizade com a turma; eles são recebidos com muita atenção.

As crianças demonstram carinho pela professora, às manifestações de amizade são visíveis, a rotina é seguida na medida em que a turma vai se organizando na sala de aula,  os recursos didáticos são aplicados com dedicação a professora realizou uma atividade de recortar e colar , figuras de meninos e meninas., os alunos tiveram um pouco de dificuldade com a tesoura na hora de recortar, a professora e a estagiaria ajudaram as crianças com dificuldade.

A professora procura resolver os conflitos com muita paciência da melhor forma possível onde às partes envolvidas não fiquem aborrecidas ou tristes.

O trabalho pedagógico por parte da professora é o mais simples e objetivo possível, as orientações são entendidas e obedecidas pelos alunos no momento da aprendizagem.

 Suas estratégias didáticas mais utilizadas são: leitura dirigida, cruzadinha sobre o assunto da aula (meninos e meninas), observação e analise de gravuras, imagens, fotos,

Recorte e colagem de exemplos do assunto abordado, utilização de jogos dirigidos.

 Percebemos que esse momento de contato com a escola foi de aprendizagem para a equipe, pois adquirimos mais experiência com a rotina escolar.

  1. Possibilidades de atuações didáticas

Tema: Dicionário dos Bichos

Faixa etária: 3 e 4 anos.

Conteúdo: Explorar os animais e seus hábitos juntamente com as letras do alfabeto.

Introdução: As crianças irão se familiarizar e conhecer o alfabeto e os animais através da construção de um dicionário dos bichos.

Objetivos: Essa didática tem como objetivo auxiliar na alfabetização e no conhecimento das letras e dos animais, através de pesquisas, compartilhando informações sobre os hábitos dos bichos escolhidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (461.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com