TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA CIDADE DE LIMEIRA

Dissertações: HISTORIA CIDADE DE LIMEIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 5

HISTORIA CIDADE DE LIMEIRA

De acordo com Secretária da Cultura da cidade de Limeira (2014), a cidade surgiu em meados de 1826. A origem é baseada em uma lenda popular. Onde relata que os bandeirante costuma descansar em um pouso chamado rancho do Morro Azul, as margens do Ribeirão Tatuibi. No ano de 1781, uma caravana passava pelo rancho, e nesta caravana, havia o Frei João das Mercês, que trazia consigo uma bolsa com laranjas limas, onde ele acreditava que curava febres. Mas durante a noite ele passou mal e veio a falecer, sendo sepultado no mesmo local junto com as laranjas, onde nasceu brotou uma limeira e aquele rancho passou a se chamar Rancho de Limeira. Com a vinda dos engenhos iniciou a povoação naquele lugar.

BANDEIRA

A Prefeitura de Limeira (2014), define a bandeira:

“A Bandeira Municipal de Limeira, esquartelada em cruz, lembra com este simbolismo, o espírito cristão de seu povo.O brasão, aplicado ao centro da Bandeira Municipal, representa o governo municipal, e o losango branco onde está contido simboliza a própria cidade, sede do Município; a cor branca é o símbolo heráldico da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade; as faixas brancas carregadas de faixas verdes representam expansão do Poder Municipal a todos os quadrantes de seu território e os quartéis de azul, assim constituídos, as propriedades rurais nelas existentes; o verde simboliza, em heráldica, a honra, civilidade, cortesia, abundância, alegria, e o azul, a justiça, nobreza, zelo, perseverança e lealdade.”

LOCALIZAÇÃO

A cidade de Limeira está localizada a 145 km da Capital São Paulo, e fica na região administrativa de Campinas, onde se constitui-se sede da Microrregião de Limeira, que é integrada pelos municípios de Araras, Leme, Limeira, Pirassununga, Cordeirópolis, Conchal, Santa Cruz da Conceição e Iracemápolis.

Suas margens são cercadas pelas principais vias rodoviárias e ferroviárias, onde ligam os estados de São Paulo, Minas Gerais e região Centro Oeste, se destaca pelo tronco ferroviária que escoa produtos desde a região norte ate o porto de Santos.

DEMOGRAFIA

A demografia da Cidade de Limeira segundo o Censo de 2010 é de 276.022 habitantes, sendo 135.628 homens e 140.394 mulheres. A estimativa para o ano de 2014 é de 294.128 . A etnias dos Limeirense na sua maioria é branca com 72,47%, parda com 21,60%, negra 5,38%, amarela 0,49% e indígena com 0,07%.

FERIADOS.

São considerados feriados municipais as datas de 15 de Setembro, onde é comemorado o aniversario da Cidade e 20 de Novembro, que se comemora o dia da Consciência Negra.

CULTURA

MUSICA

A cidade possui 4 corporações musicas que se destacam:

Corporação Musical Henrique Marques.

Corporação Musical Arthur Giambelli.

Banda Marcial do SENAI Luis Varga

Orquestra Sinfônica de Limeira

TEATROS

O primeiro teatro da cidade foi inaugurado em 1882, na praça Toledo de Barros, onde era chamado Teatro da Paz, que representava a paz após a Guerra do Paraguai, funcionou ate a data de 1940, onde foi demolido para dar lugar ao cine Vitoria , que contava com um arquitetura art déco. Em 1960 foi reformado e transformado no atual Teatro Vitoria que funciona ate os dias atuais.

BIBLIOTECA

A biblioteca municipal João de Sousa Ferraz, fica localizada no centro da cidade, conta um acervo com mais de 35 mil livros.

MUSEUS

Em 1963, foi criado o Museu Histórico Pedagógico Major José Levy Sobrinho, que fica localizado no antigo prédio do grupo escolar coronel Flamínio Ferreira. É composto de um acervo de mais de 3 mil peças , que varia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com