TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Cidade De Mirassol Do Oeste Mt

Ensaios: Historia Da Cidade De Mirassol Do Oeste Mt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

No ano de 1958, ANTÔNIO LOPESMOLON, natural de Taquaritinga-SP casado com a senhora MARIA APARCIDA SABER DE MOLON, interessou-se pelo Estado de Mato Grosso, ou mais precisamente, pelas terras devolutas localizadas onde hoje se encontra o Município de Mirassol D’Oeste.

Com o espírito aventureiro e desbravador, este associou-se aossenhores: FRANCISCO LOPES FILHO, JOSÉ LOPES GARCIA, NIRCIA LOPES D’AUREA, WALBERT LOVISI SILVA E PAULO MENDONÇA, criando uma colonizadora erequerendo, junto ao INSTITUTO DE TERRAS DE MATO GROSSO, a referida área “devoluta”.

A partir daí, buscaram o interesse de investidores paulistas das cidades de: MIRASSOL, TANABI, JALES, VOTUPORANGA, FERNANDÓPOLIS, SANTA FÉ DO SUL e outras cidades da rica Região do Estado de São Paulo, em adquirirem terras em Mato Grosso.

O senhor ANTONIO LOPES MOLON foi, na realidade, o grande idealizador deste projeto e principalmente de se fundar um ‘Patrimônio”, em um lugar saudável,em que pudesse abrigar as famílias pioneiras que para cá se deslocassem.

Em 1961, o governador de Mato Grosso, Dr. JOÃO PONCE DE ARRUDA, inaugurava a ponte Marechal Rondon, sobre o Rio Paraguai, o que veio facilitar aos bandeirantes paulistas a ultrapassarem suas margens, dando início à grande arrancada colonizadora desta vasta Região.

Já no ano de 1962, no dia 06 de novembro, falecia ANTÔNIO LOPES MOLON, não conseguindo ver o seu sonho realizado. O projeto, no entanto, foi levado avante, graças a coragem e dedicação de seus sócios, alguns dos quais, vindo fixar residência na regão para facilitar o acompanhamento da grande obra.

Uma das familias pioneiras a se instalar nestas terras, e que na realidade deu inicio à formação do “Patrimônio”, foi a CESÁRIO DA CRUZ, capitaneada pelo seu grande de líder, saudoso BENEDITO CESÁRIO DA CRUZ, ao qual coube o laborioso trabalho de orientador e organizador das ações que culminaram com a formação do POVOADO, graças a sua grande capacidade de liderança.

No dia 28 de outubro de 1964, foi declarado oficialmente fundado o povoado de MIRASSOL D’ OESTE, com o lançamento da Pedra Fundamental da primeira igreja a ser edificada na futura cidade.

Houve também a Cerimônia da Bênção do Cruzeiro e a Celebração da Santa Missa pelo então Padre AIMÊ JOSEPH ANDRÉ TAURINES, conhecido Padre AMADEU, da Diocese de CÁCERES. Nascia, assim, Mirassol D’Oeste, cujo nome deve-se a origem dos pioneiros, oriundos da cidade paulista de MIRASSOL-SP.

Para fins de Registro Histórico, podemos considerar como fundadores de MIRASSOL D’OESTE os senhores ANTÔNIO LOPES MOLON, o idealizador e colonizador, e BENEDITO CESÁRIO DA CRUZ, o desbravador e pioneiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com