TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidreletrica No Brasil

Dissertações: Hidreletrica No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Usina hidrelétrica

Uma usina hidrelétrica ou central hidroelétrica é um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

A maior hidrelétrica do mundo ainda é a usina de Itaipu pertencente ao Brasil e ao Paraguai. Situada no rio Paraná Itaipu tem uma capacidade de 13.300 MW, respondendo por 20% da demanda nacional e 95% da demanda paraguaia de energia elétrica. Mas em 2009 Itaipu perderá seu título de maior do mundo para a Hidrelétrica de Três Gargantas que está sendo construída no rio Yang-Tsé, na China. Três Gargantas terá uma capacidade de produzir 85 bilhões de KWh.

Qual o impacto ambiental da instalação de uma hidrelétrica?

As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais. Na área que recebe o grande lago que serve de reservatório da hidrelétrica, a natureza se transforma: o clima muda, espécies de peixes desaparecem, animais fogem para refúgios secos, árvores viram madeira podre debaixo da inundação... E isso fora o impacto social: milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar. No Brasil, 33 mil desabrigados estão nessa situação, e criaram até uma organização, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Pode parecer uma catástrofe, mas, comparando com outros tipos de geração de energia, a hidrelétrica até que não é ruim. Quando consideramos os riscos ambientais, as usinas nucleares são mais perigosas.

Como funciona uma usina hidrelétrica?

O princípio básico é usar a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia. No Brasil, as hidrelétricas são as principais responsáveis pela luz que não nos deixa no escuro.

Qual a importancia de uma usina hidreletrica?

Considerando todas as fontes energéticas disponíveis para a geração de energia elétrica, a hidreletricidade é a que oferece melhores condições para suprir o Brasil da energia necessária para manter o crescimento econômico e social previsto para os próximos anos.

A demanda de energia elétrica aumenta a passos largos no Brasil, graças ao aumento nos consumos residencial, comercial e industrial

Lista das 10 maiores hidrelétricas do Brasil

# Nome Rio Estado

01 Usina Hidrelétrica de Itaipu

Rio Paraná

Paraná

02 Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Rio Xingu

Pará

03 Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós

Rio Tapajós

Pará

04 Usina Hidrelétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com