TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrostatica

Dissertações: Hidrostatica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da Experiência das caixas de leite

Material:

Um litro de leite desnatado e um litro de leite integral, um recipiente parcialmente preenchido com água e sal.

Inicialmente os dois litros de leite afundam, ou seja, o peso das caixas de leite é maior do que o empuxo (que é a força que um fluido exerce sobre um corpo).

Quando adicionamos sal à água, a densidade dela aumenta. Com o aumento da densidade o empuxo também aumenta, pois esse é uma força diretamente proporcional à densidade do líquido que é deslocado, no caso á água com sal. A caixa de leite integral é ligeiramente menos densa que o leite desnatado, como possui o mesmo volume ela é ligeiramente mais leve também. Essa pequena diferença no peso é suficiente para que no caso do leite integral o empuxo seja igual ao peso e no caso do leite desnatado o empuxo seja menos que o peso.

Relatório da experiência dos ovos:

Material:

Três recipientes de vidros com água e sal.

Adicionamos água aos vidros e no primeiro copo, não foi adicionado nada e o ovo afunda, no segundo copo foi adicionada uma quantidade grande de sal e o ovo boia rapidamente, e no terceiro foi adicionada uma quantidade moderada de sal, pois isso fica na eminência de boiar. O ovo flutua na água, pois é menos denso. Ao adicionarmos sal à água, sua densidade aumenta e o ovo passa a flutuar. A densidade é a relação entre a massa e o volume de certa substância. (d=m/V

Explicação

Consideramos um corpo mergulhado em um líquido qualquer. Como já sabemos, o líquido exercerá forças de pressão em toda a superfície do corpo em contato com este líquido. Como a pressão aumenta com a profundidade, as forças exercidas pelo líquido, na parte inferior do corpo, são maiores do que as forças exercidas na parte superior. A resultante destas forças, portanto deverá ser dirigida para cima. É esta resultante que representa o empuxo que atua no corpo, tendendo a impedir que ele afunde no líquido.

Observe, então que a causa do empuxo é o fato de a pressão aumentar com profundidade. Se as pressões nas partes superior e inferior do corpo fossem iguais as forças de pressão seria nula e não existiria o empuxo sobre o corpo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com