TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Paraná

Dissertações: Historia Do Paraná. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

No inicio da colonização Portuguesa, a região onde se situa hoje o estado do Paraná fazia parte da capitania de Santo Amaro. Em 1539, o Paraná foi submetido á autoridade de São Vicente, hoje, um município de São Paulo. A exploração da região foi iniciada a partir de 1531, quando uma expedição partiu de Cananéia em busca de ouro e prata.

A colonização do litoral começou na segunda metade do século 16, com um pequeno povoado na ilha de Cotinga, hoje, no município de Paranaguá.

No século 17, já existiam as vilas de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Curitiba) e a de Paranaguá. Nesse século descobriu-se minas de ouro que atraiu muitos exploradores para o interior do atual Paraná.

No século 18, após o ciclo do ouro, o território passou a ser ocupado por criadores de gado. Nessa época, os tropeiros eram responsáveis por boa parte da atividade de ligação comercial entre povoados do Sul e Sudeste do Brasil.

1808 - a Família Real chegou em Salvador.

1822 a 1823 - Guerra da Independência.

No século 19, começaram a chegar grande número de imigrantes europeus, especialmente alemães, italianos, poloneses e ucranianos, que se dedicaram principalmente à agricultura.

Até boa parte do século 19, o Caminho do Itupava era a principal ligação do litoral com o alto planalto paranaense. Em 1830, o baiano José Carlos Pereira de Almeida Torres, então presidente da Província de São Paulo, ordenou seu calçamento e outras melhorias. No final do século 19, iniciou-se a construção de ferrovias no Paraná.

O Paraná tornou-se província em 19 de dezembro de 1853, pelo desmembramento da antiga comarca ligada a São Paulo. O primeiro presidente da nova província foi o baiano Zacarias de Góes e Vasconcellos (1815-1877). O Conselheiro Zacarias foi o responsável pela instalação das instituições que fizeram funcionar o nova Província, incluindo a Assembleia. Ele também mandou construir a Estrada da Graciosa.

Nos anos seguintes, como Província, o Paraná teve lidar com a elevada criminalidade. Em seu combate, destacou-se o baiano Francisco Liberato de Mattos, presidente do Paraná, de 1857 a 1859. Mattos também promoveu a atração e a integração de colonos estrangeiros no Paraná, principalmente para apoio à lavoura. Ele também criou a linha de navegação entre Antonina e Paranaguá.

Com a Proclamação da República, em 1889, o Paraná passa a ser um estado da federação Brasileira.

No final do século 19, a erva-mate destacou-se na economia do Paraná.

De 1912 a 1915 houve a Guerra do Contestado, quando o Paraná perdeu parte de seu território para Santa Catarina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com