TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História, ciência e moralidade

Seminário: História, ciência e moralidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Seminário  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  218 Visualizações

istória, Ciência e moralidade

Carr defendia o estudo da história como uma ciência pois seria baseada no mesmo processo científico das ciências naturais: a formulação de hipóteses e sua confirmação pela observação científica. Segundo ele, a reação a esta abordagem encontrava-se resumida nos seguintes pontos:

A história lida apenas com a unidade, não o geral

A história não apresenta lições

A história não consegue prever acontecimentos

É necessariamente subjetiva

Envolve questões de religião e moralidade

Carr refuta todos estes argumentos. A história é construída através da generalização da unicidade, buscando o que existe em comum nos acontecimentos. A compreensão do passado é capaz de apresentar lições para o futuro através desta generalizações e até mesmo fazer a previsão de acontecimentos. Refuta a idéia de que a ciência seja completamente objetiva pois no processo científico há uma necessária interação entre sujeito e objeto.

O historiador não pode realizar julgamentos morais sobre os acontecimentos históricos, principalmente a vida privada dos indivíduos. Principalmente se for baseado em valores abstratos que estariam fora do tempo e espaço. A única hipótese de julgamento moral seriam baseados nos valores da época que aconteceu o fato.

Na verdade, Carr rejeita e existência de valores absolutos, que existiriam independente da sua época histórica. Para ele, todo o valor tem necessariamente raízes históricas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com